OBSERVARE
Universidade Autónoma de Lisboa
ISSN: 1647-7251
Vol.54, n.º 2 (novembro 2014-abril 2015), pp. 114-122
Notas e Reflexões
CIDADES E REGIÕES: A PARADIPLOMACIA EM PORTUGAL
Helena Santos Curto
hscurto@gmail.com
Investigadora Integrada no OBSERVARE, Observatório de Relações Exeriores.
É coordenadora do projeto "Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal".
Doutorada em Economia pela Universidade Aunoma de Lisboa e MBA em Gestão Internacional.
É Professora nas áreas da Gestão e da Economia na Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal).
Luís Moita
lmoita@universidade-autonoma.pt
Professor Catedrático, Diretor do Departamento de Relações Internacionais e coordenador do
Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) e
membro do Conselho Científico. Diretor do OBSERVARE, Observatório de Relações Exteriores,
integra o projeto "Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal". Foi Vice-Reitor (1992-
2009) e coordenou o Instituto Sócrates para a Formação Contínua. Conferencista regular no
Instituto de Defesa Nacional, leciona no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Brígida Rocha Brito
brigidarochabrito@gmail.com
Socióloga com Doutoramento e Pós Doutoramento em Estudos Africanos (ISCTE). É
investigadora integrada no OBSERVARE, integrando a equipa do projeto "Cidades e Regiões: a
paradiplomacia em Portugal". É Professora no departamento de Relações Internacionais da
Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) nas áreas de Ambiente e Relações Internacionais;
Cooperação Internacional e Mundo Contemponeo. É subdiretora de JANUS.NET, e-journal of
International Relations e integra a equipa de direção do OBSERVARE,
Observatório de Relações Exeriores.
Célia Quintas
quintascelia@yahoo.com
Socióloga com Doutoramento em Economia de Empresa pela Universidade Autónoma de Lisboa.
É Professora na licenciatura de Ciências da Comunicação e no curso de Administração e Gestão
Desportiva da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal). É Professora Adjunta Convidada na
Escola Superior de Ciências Empresariais, no Instituto Politécnico de Setúbal. Integra a equipa de
investigação do projeto "Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal" como investigadora
associada do OBSERVARE, Observatório de Relações Exeriores.
Maria Sousa Galito
maria.sousa.galito@gmail.com
É doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Lisboa.
Foi auditora do curso de Defesa Nacional, Instituto de Defesa Nacional. É investigadora associada
do OBSERVARE, Observatório de Relações Exeriores (Portugal), integrando a equipa do projeto
"Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal.
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Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal
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1. Um projeto de investigação em curso
Na unidade de investigação OBSERVARE constituiu-se um grupo de trabalho para um
projeto de investigação designado Cidades e Regiões: a paradiplomacia em
Portugal. Tal projeto situa-se no quadro de uma das três grandes linhas de
investigação aprovadas pelo Conselho Científico do OBSERVARE intitulada Povos e
Estados: Construções e Interações, que tem a vocação de contribuir para a
compreensão do papel dos atores internacionais, vistos na sua dimensão dinâmica e
evolutiva, na sua génese e no seu multiforme relacionamento.
Logo à partida, a utilização do conceito de paradiplomacia aponta para o estudo do
relacionamento externo de atores sociais distintos dos poderes centrais dos Estados
nacionais. A situação contemporânea tem propiciado a emergência de numerosos
agentes de internacionalização, como se a politica externa ou os "negócios
estrangeiros" deixassem de ser monopólio dos governos centrais e se assistisse a uma
pulverização ou disseminação dessa atividade por centros dispersos dotados de relativa
autonomia. Trata-se de um fenómeno com contornos razoavelmente inovadores,
merecendo atenção na área científica das Relações Internacionais, habilitando-nos a
melhorar a interpretação dos factos e a aprofundar a compreensão dos mecanismos
suscitados por essas novas práticas.
Nesse campo tem sido destacado o papel das cidades. Seja pela intensidade do
processo de urbanização das nossas sociedades, seja porque as cidades se têm
revelado crescentemente como importantes "nós" da teia da globalização, elas são hoje
um pólo fundamental da internacionalização e um agente relevante da nova
“diplomacia” não estatal, justamente a paradiplomacia. Nos domínios das redes de
transportes e de comunicações, ou nas esferas sócio-culturais, bem como no terreno
económico e mesmo na ação já propriamente "política", as interações entre os grandes
aglomerados urbanos constituem hoje uma malha com impacto na vida internacional.
Daí o interesse em averiguar as respetivas estratégias, as formas de ação
internacionalizada, assim como os meios institucionais onde se estruturam as referidas
interações.
Alem das cidades, também as regiões desempenham na atualidade papeis relevantes
enquanto agentes de internacionalização. É verdade que o termo “região” encerra
significados distintos e tanto serve para designar parcelas ou frações do tradicional
espaço nacional, como pode significar subconjuntos de Estados ou redefinições de
novos espaços que se organizam independentemente das fronteiras nacionais (como é
o caso, institucionalizado, das Euroregiões, ou o caso, não institucional, das
macroregiões informais que se multiplicam na geopolítica e na geoeconomia mundiais).
Em qualquer hipótese, as regiões também conduzem elas a sua paradiplomacia,
merecendo serem objeto de análise específica.
O estudo destes processos tem assim reconhecida utilidade para o avanço da área
científica das Relações Internacionais. Fica sublinhada a multiplicidade dos atores
sociais protagonistas da internacionalização, superando o suposto monopólio estatal da
ação externa. Identificam-se novos agentes de paradiplomacia, com a tentativa de
averiguar as suas estratégias e os seus suportes institucionais a nível local ou regional.
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Abrem-se novos caminhos para a compreensão dos sistemas em rede que estruturam
mais e mais a configuração internacional.
O projeto de investigação Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal parte
destes pressupostos, centrando-se logicamente nas experiências portuguesas e
privilegiando estudos empíricos que possibilitem a captação das dinâmicas locais e
regionais transnacionais.
2. Objetivos
O objetivo geral do projeto centra-se na análise e avaliação do papel dos atores não
estatais nas redes de internacionalização, entre as quais as cidades e as regiões
portuguesas, tendo em conta as metodologias de intervenção adotadas, os
instrumentos de internacionalização, as parcerias ativas e os produtos resultantes por
forma a prosseguir os seguintes objetivos específicos:
Aprofundar o corpo conceptual em torno do conceito de paradiplomacia;
Estudar o grau de internacionalização dos atores público-privados portugueses, com
exceção dos poderes centrais;
Averiguar os papéis de alguns municípios urbanos e das regiões autónomas
enquanto atores de relações internacionais;
Identificar níveis de intervenção desses atores com parceiros internacionais com
base na identificação das metodologias prosseguidas: geminação de cidades,
iniciativas de “potica externa” infranacional, assinatura de procolos de colaboração
sectoriais, cooperação para o desenvolvimento, captação de investimentos ou fluxos
turísticos, projeção sóciocultural,…
Identificar os instrumentos institucionais da paradiplomacia: gabinetes de relações
exteriores, visitas institucionais, organização de eventos, entre outros.
3. Justificação do projeto
O presente estudo inscreve-se no campo, relativamente recente nas relações
internacionais, da paradiplomacia, identificada como a capacidade detida por atores
não estatais para estabelecer acordos de cooperação internacional, a partir dos seus
próprios interesses, independentemente da atuação do Estado.
Trata-se de um campo em crescimento, uma vez que a lógica de globalização
económica e a necessidade de potenciar a competitividade e a dinamização dos
processos de internacionalização cultural conduzem à proliferação de parcerias
internacionais e à disseminação de redes.
É neste âmbito que emergem três atores principais, cuja atuação é orientada por
objetivos específicos, resultando em práticas estruturadas: os municípios, as
euroregiões e as eurocidades. O primeiro aparece na cena internacional como um ator
convencional de cooperação, intervindo através de protocolos e estabelecendo
parcerias com atores congéneres. As euroregiões e as eurocidades resultam de acordos
de cooperação entre governos locais de áreas territoriais transfronteiras, procurando
intervir em áreas sectoriais que, do ponto de vista geográfico, são potencialmente
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confluentes na promoção do desenvolvimento, diminuindo as disparidades sócio-
espaciais. Dado que se caracterizam pela independência em relação aos governos
centrais, seguindo princípios de identidade territorial, revestem um interesse particular
para o estudo.
Neste sentido é propósito da equipa de investigação, analisar as redes e parcerias, no
que respeita a necessidades conjuntas, estratégias partilhadas e resultados esperados.
Dada a abrangência temática em análise, é esperada uma abordagem comparativa
entre duas euroregiões, um conjunto de eurocidades, uma amostra de municípios
urbanos e duas regiões autónomas, de acordo com a sistematização que seguidamente
especificamos.
A. Euroregiões, enquanto estruturas transfronteiriças de cooperação que resultam de
acordos entre governos locais de áreas territoriais confluentes:
A.1. Euroregião AAA (Algarve-Alentejo-Andaluzia);
A.2. Eixo Atlântico (Galiza e Norte de Portugal).
B. Eurocidades, que são novos modelos de relacionamento e de cooperação
internacional:
B.1. Chaves-Verin;
B.2. Valença-Tui;
B.3. Elvas-Badajoz;
B.4. Vila Real de Santo António-Ayamonte e Castro Marim.
C. Municípios, no papel de entidades de cooperação descentralizada do Estado, que
têm vindo a adquirir uma importância crescente, considerando-se as grandes cidades e
as cidades intermédias de acordo com o critério do reconhecimento do seu papel neste
contexto:
C.1. Lisboa, enquanto Cidade Capital;
C.2. Porto, enquanto eixo central do Norte;
C.3. Guimarães, capital europeia da Cultura e do Desporto;
C.4. Braga, capital europeia da Juventude;
C.5. Aveiro, pela sua aposta em redes de desenvolvimento tecnológico,
consubstanciada largamente no conceito “Aveiro Cidade Digital”.
D. Regiões Autónomas que, por estarem geograficamente deslocalizadas em relação
ao território continental e ao poder central, adotam estratégias e modelos de
cooperação diferenciados:
D.1. Região Autónoma da Madeira;
D.2. Região Autónoma dos Açores.
As redes e as parcerias internacionais de cidades permitem aprofundar metodologias de
cooperação e partilha de experiências com o intuito do desenvolvimento sustentável. As
redes de cidades, emergindo a partir da década de 80 do século XX, assumem
configurações várias e apresentam um caráter mais global ou regional, variando
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também quanto aos seus objetivos. Destacamos, a título de exemplo, a International
Association of Educating Cities, movimento associativo que já agrega mais de 400
entidades locais, ou a Organization of World Heritage Cities, exclusiva para cidades que
ostentem a classificação de Património Mundial, atribuída pela UNESCO. Em qualquer
dos casos, estas redes visam, segundo Simões (2010), a otimização da gestão
territorial, num mundo onde as fronteiras entre territórios se tornam cada vez mais
fluídas e com carater transnacional.
4. Fundamentação teórica
O presente trabalho assume a paradiplomacia como uma fenómeno multidimensional,
sendo nosso intuito identificar e analisar formas de cooperação paradiplomáticas,
atendendo a vários eixos e dimensões identificados.
O paradigma diplomático no sistema das relações internacionais sofreu uma mudança
paulatina mas considevel, talvez desde o final da Primeira Guerra Mundial. A partir da
década de 70 do séc. XX, sobretudo depois da queda do Muro de Berlim (1989) e da
desintegração do Império Soviético (1991). Assente em instrumentos de poder,
"No mundos Guerra Fria, pela primeira vez na Hisria, a política
global tornou-se multipolar e multicivilizacional" (Huntington, 1996:
21).
Hoje em dia, a diplomacia já não se refere apenas à persecução de interesses nacionais
e à prática da persuasão, mas também à gestão de questões globais. Para pensar à
escala planetária surgem novas necessidades, exigências complementares de
diferenciação geográfica e de especialização local. Até porque os atores relevantes já
não são apenas os Estados, mas também as cidades e as regiões estratégicas com
políticas externas próprias, nas quais operam mais atores relevantes e se enfrentam
desafios que têm a ver com mudanças sofridas pelos próprios povos. Pelo que a
diplomacia clássica deixou de ser suficiente para responder aos desafios da atualidade
(Burt, 1998: 25).
Assim, nas sociedades atuais, o conceito de paradiplomacia surge a partir da
globalização onde as redes constituem um elemento central da competitividade. Neste
contexto emergem no cenário mundial, com uma crescente importância, os atores não
estatais, em grande parte pela capacidade de formar redes e parcerias transnacionais
com o objetivo de potenciar a sua ação, a partir da identificação de interesses comuns
e de potenciais sinergias.
Neste sentido Santos Neves (2010: 28) refere:
"A Paradiplomacia demonstra que a ação externa será cada vez mais
um processo multidimensional com vários atores, onde os setores
blico e privado, assim como o terceiro setor, têm de participar e
articular as suas diferentes competências no contexto de parcerias
duradouras. A existência de redes de conhecimento envolvendo a
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coordenação e colaboração entre governos, empresas, ONGs,
universidades e sindicatos é, pois, um fator imprescindível para
garantir uma ação externa eficaz, não só para efeitos de
implementação como de planeamento".
Também Aldecoa et. al. (1999), apontam dois fatores fundamentais para a crescente
importância deste fenomeno: 1) o aumento das ONGs; 2) o aumento das atividades
internacionais dos atores não estatais dos quais se destacam, entre outros, as cidades
e as regiões.
Assim a paradiplomacia subnacional permite que diferentes agentes públicos e privados
participem numa dinâmica multidimensional cada vez mais sofisticada deão externa.
Esta dinâmica de redes global, multidimensional e interdependente do sistema de
liberalismo económico ou capitalista também gera fenómenos de localização
específica e processos microcentrífugos de descentralização onde não só participam as
empresas multinacionais, mas igualmente as cidades e as regiões globais. Tanto assim
que
"A inserção explícita de cidades nas relações internacionais por meio
de redes ou negociações diretas com organismos multilaterais ou
regionais, empresas transnacionais e outras cidades ou regiões vem
gerando transformações significativas sob o ponto de vista da
autonomia económica e política das localidades. Este fenómeno de
ação internacional de cidades tem criado espaços reticulares de
cooperação que transcendem às formas geográficas clássicas de
divisão político-administrativa e de continuidade territorial" (Senhoras,
Moreira e Vitte, 2008: 5).
Na União Europeia (UE), um bloco regional que atravessa um estádio de integração
avançado entre países, a paradiplomacia subnacional assume mesmo um papel de
relevo, desenvolvendo negociações diretas com questões do máximo interesse
estratégico, nas quais envolvem empresas multinacionais. Neste contexto, as regiões e
as cidades transfronteiriças acabam por alimentar uma relação especial entre dois
países, em particular entre povos vizinhos, com potenciais vantagens mútuas em
função da sua proximidade, beneficiando do interesse e da necessidade real das
populações interagirem umas com as outras.
Esta tendência parecia já estar prevista pelos fundadores do projeto europeu.
"Atualmente, as fronteiras da União Europeia assumiram-se,
felizmente, como um espaço de permeabilidade entre os mercados,
concretizando uma velha ambição dos Pais fundadores do projeto
europeu" (Mendonça e Moura, 2010: 9).
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Com base na profunda alteração evidenciada nas relações entre Portugal e Espanha
após a adesão ao bloco regional europeu (ambos os países se anexaram em 1986), os
mercados vizinhos abriram portas aos fluxos comerciais como nunca antes e as regiões
transfronteiriças estrangeiras (Galiza, Castela/Lo, Andaluzia e Extremadura)
ganharam especial importância para Portugal. De facto,
"(…) as regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha (o nosso
principal parceiro comercial), assumem particular relevo como
mercado natural para ambos os países, nomeadamente como
plataformas para o desenvolvimento dos seus negócios regionais e
internacionais»" (Horta, 2010: 4).
Em consequência, multiplicaram-se as relações entre as principais localidades (capitais
de distrito, cidades e vilas) junto à fronteira entre Portugal e Espanha, promovendo as
interões entre empresas nacionais que têm vindo a aproveitar o momento para nelas
expandirem os seus negócios.
5. Metodologias
Para o desenvolvimento do projeto prevê estabelecer-se parcerias privilegiadas com
outros centros de investigação, inseridos em universidades conceituadas nacionais ou
internacionais, com estudos cientifícos na área das relações internacionais, bem como
associações e outras entidades motivadas por interesses comuns no estudo das redes
da paradiplomacia.
A metodologia a seguir é enquadrada por estudos empíricos, com recurso a
levantamento de dados pririos, através das técnicas de inquérito por questiorio e
entrevistas aos atores identificados, nomeadamente representantes de euroregiões, de
eurocidades, de autarquias locais e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
De forma complementar, e seguindo um princípio sistemático, será realizada análise
documental e de recursos online, tais como páginas das entidades e das redes
estabelecidas. De forma a melhor compreender todo o processo da internacionalização
protagonizada pelos atores não estatais será ainda desenvolvida a pesquisa de fontes
que viabilizem uma fundamentação teórico-conceptual do problema em estudo.
Para a realização das atividades inerentes ao trabalho de campo é esperado o
envolvimento de um grupo de alunos de licenciatura e de mestrado.
6. Resultados esperados
Em termos de resultados esperados, com o desenvolvimento deste projeto, destacamos
os seguintes:
Publicação de artigos científicos e de divulgação, estimando-se que ao longo do
período em que decorre a investigação sejam publicados 12 artigos, sendo 6
científicos e 6 de divulgação, com uma periodicidade bienal de 4 artigos;
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Criação de uma página do projeto na internet, de caráter interativo, que permita
visualizar por meio de cartografia, outra infografia adequada (gráficos, fotografias) e
análise de dados, os principais resultados intercalares e finais da investigão;
Participação em 12 congressos nacionais e internacionais com uma periodicidade
semestral;
Organização de 2 workshops em fases intermédias do desenvolvimento das
atividades previstas em articulação com parceiros internacionais;
Publicação de livro, em língua portuguesa, inglesa ou francesa, de acordo com
localização geográfica da participação dos intervenientes no projeto;
Organização de conferência internacional na fase final do projeto com divulgação dos
resultados e apresentação pública de livro, na qual se prevê a participação dos
diferentes tipos de atores estudados;
Produção de relatórios de atividades anuais, sendo cinco intercalares e um final.
7. Referências bibliográficas
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Internacional de Geocrítica, 26/30 Mayo, pp. 1-17.
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[consultado em 30.09.2014].
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DC: The World Bank.
Como citar esta Nota
Curto, H. S.; Moita, L.; Brito, Brígida R.; Quintas, C.; Galito, M. S. (2014). "Cidades e Regiões: a
paradiplomacia em Portugal". Notas e Reflexões, JANUS.NET e-journal of International Relations,
Vol. 5, N.º 2, novembro 2014-Abril 2015. Consultado [online] em data da última consulta,
observare.ual.pt/janus.net/pt_vol5_n2_not1