(2008) afirma que os fluxos de refugiados entre estados aumentam a probabilidade de
disputas interestatais militarizadas (MIDs) através de dois canais: os estados recetores
de refugiados têm mais probabilidade de iniciar MIDs quando intervêm para impedir
outras externalidades, e estados emissores de refugiados iniciam MIDs ao violarem
fronteiras em busca de dissidentes.
Acima de tudo, as instabilidades no preço da energia ainda são a externalidade mais clara
causada pelos conflitos que ocorrem no MENA. Essa região possui 55% das reservas
globais de petróleo (Guidolin e La Ferrara, 2010), portanto, qualquer tipo de tensão afeta
os preços, produtos, emprego e crescimento económico em todo o mundo. Há dois
choques anormais nos gráficos económicos globais que são fortemente distintos: um
apareceu em 1973-1974 e o outro em 1979-1980. Esses choques surgiram na sequência
de dois eventos que ocorreram na região MENA: a Guerra de Outubro (Yom Kippur) de
1973 e a Revolução Iraniana de 1979. Guidolin e La Ferrara (2010), usando a
metodologia de estudo de eventos para analisar o impacto do conflito num mercado de
ativos selecionado, afirmam que o Médio Oriente é muito importante para os índices de
commodities, incluindo os preços do petróleo, pois 73% dos conflitos que ocorrem nessa
região têm impacto nos futuros de petróleo, e esse impacto é distinguível do zero.
Por que é importante estudar conflitos civis através do contexto
regional?
Os países MENA estão conectados geograficamente, economicamente e culturalmente,
mostrando uma forte tendência para conexão e contágio. As palavras de Elias Hrawi, ex-
presidente do Líbano, ao descrever os conflitos civis no seu país são famosas: "não era
o nosso conflito, mas o dos outros na nossa terra", e atestam isso mesmo (Atallah, 2008:
217). Portanto, não se pode investigar nenhum conflito civil isoladamente do contexto
regional. Essa interferência política e de segurança não se deve apenas às fronteiras
comuns, mas também às fortes ligações entre os seus povos, onde a maioria mantém
crenças, cultura e religião semelhantes e partilha a mesma história.
As raízes históricas e culturais desta conexão são muito profundas e longas. Durante os
treze séculos anteriores à Primeira Guerra Mundial, a maioria dos territórios da região foi
controlada por diferentes poderes que governavam mediante uma ideologia, o Islão. O
Império Otomano foi o último grande estado que controlou a região. A sua queda
terminou com o Califado e abriu caminho para a construção de países artificiais modernos
que acolhem pessoas que partilham uma história, cultura, alfabeto, sentimentos e
ligações demográficas comuns, incluindo relações tribais. Heydemann, conforme citado
em Yousef (2004: 95), destaca que “a excecionalidade da região é um fenómeno recente
e não cultural derivado de crenças, valores e normas intrínsecas nas sociedades árabe-
muçulmanas”. Estes valores e sentidos partilhados impedem a criação de identidades
diferentes nas sociedades recém-criadas, e, portanto, validam a teoria de Anderson de
'comunidades imaginadas' (Anderson, 2006). As comunidades no Médio Oriente são
produzidas de maneira semelhante e projetam hierarquias de poder semelhantes entre
elas, levando a uma forte imaginação coletiva.
O estabelecimento dos estados modernos MENA no final da Primeira Guerra Mundial
explica a parte principal dessa conexão. Os Aliados, que venceram a Primeira Guerra
Mundial, incluindo a Grã-Bretanha e a França, dividiram os territórios árabes