Sofia Santos

Investigadora Doutorada

Doutorada em Direito Internacional Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Saarland, Alemanha (2010) tendo obtido a classificação final de Muito Bom, com dissertação subordinada ao tema: “A Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o seu Impacto na Ordem Internacional”. Bolsa de doutoramento do Deutscher Akademischer Austauschdienst (Serviço Alemão de Intercâmbio Académico).

Mestre nas áreas de Integração Europeia/Direito Europeu e Direito Internacional Público, pelo Europa-Institut, Departamento de Ciências Jurídicas, da Universidade de Saarland (2005). Dissertação em Direito Internacional Público subordinada ao tema “O Conselho de Segurança das Nações Unidas e a NATO”.

Licenciada em Estudos Europeus, variante Inglês e Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000).

Professora convidada no Curso de Mestrado em Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (desde 2011). Foi Professora Assistente e Investigadora no Departamento de Ciência Política/Relações Internacionais e Política Internacional da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Kaiserslautern, Alemanha (2010-2011).

Realizou estágios no Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque (2003), no Goethe- Institut do Porto no âmbito do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura (2001-2002) e no Euro Info Centre de Kassel, Alemanha (2001), com uma bolsa do programa Leonardo da Vinci da União Europeia.

Auditora do Curso de Defesa Nacional organizado pelo Instituto da Defesa Nacional/MDN (2005-2006) e do Curso de Análise de Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa organizado pelo mesmo Instituto (2012).

Investigadora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Faculdade de Direito da Universidade do Minho (desde 2012) e membro do Instituto do Direito de Língua Portuguesa (desde 2011).

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019