Rui Paiva

Investigador

Licenciado em Economia pelo ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, desempenha funções de Monitor no 5.º ano e lecciona Economia Política até 1979, quando parte para Macau.

Pós-graduação “China Moderna”, com 17 valores, no Instituto Superior de Ciências e Política, (ISCSP).

Foi o Primeiro Presidente do Conselho Fiscal do Observatório da China.

Membro do Conselho Consultivo do Instituto Confúcio de Lisboa.

Director do Millennium bcp, com 30 anos de banca, sendo que entre 1982 e 1997 manteve funções associadas à área Internacional da Banca.
Desenvolve desde 2001 a actividade de Curador da Colecção e gestor do Património Artístico do Millennium bcp.

Direcção da Sociedade Nacional de Belas Artes, SNBA, onde foi Presidente do Conselho Fiscal entre 2003 e 2012.

Desenvolveu uma actividade no Governo de Macau, começando por função pública tal como na Banca de Macau e Hong Kong, (por 13 anos ao longo do período 1979-1994).

Entre outras salienta-se, a criação de Divisão de Comércio Interno / Chefia de Divisão de Comércio Externo, Promoção de Exportações e Inspecção de Actividades Económicas.

No campo da Cooperação, organiza e apresenta pessoalmente em nome do Governo de Macau, nas Embaixadas dos Países de Língua Oficial Portuguesa, em Lisboa, protocolos de Cooperação, adaptados às características de cada país.

Tem uma actividade ligada à banca, desde 1982, quando integra os quadros do Banco Português do Atlântico, ficando adstrito à Direcção Internacional – Gabinete de Crédito Internacional em Lisboa.

Banca em Macau e Hong Kong: Entre 1988 e 1994 aquando no Oriente, é quadro do BPA em Macau, e do BNU em Macau e em Hong Kong.

Participação aulas-palestras em diversas Universidades em Lisboa e Coimbra.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019