Henrique Morais

Investigador

Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, nos Departamentos de Relações Internacionais e de Ciências Económicas e Empresariais. Investigador do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da UAL.

É quadro do Banco de Portugal, onde desempenha funções de Coordenador da Área de Inovação e Suporte do Departamento de Mercados. Foi Consultor dos Correios de Portugal (CTT), Presidente da Comissão Executiva e Administrador da Invesfer S.A., uma empresa do Grupo REFER, e ainda Administrador e Diretor Executivo da CP Carga.

É professor na Universidade Autónoma de Lisboa (nos Cursos de Economia e Relações Internacionais) e no MBA em Corporate Finance da Universidade do Algarve. É ainda membro do Observatório de Relações Exteriores da UAL, no âmbito do qual se tem dedicado a vários projetos de investigação, bem como à participação assídua nas diversas edições do Janus – Anuário de Relações Internacionais.

Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Mestre em Economia Internacional pelo ISEG. Doutor em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia pela Universidade Autónoma de Lisboa (2021).

Publicações mais recentes

Morais, Henrique (2022, forthcoming), “Secular Stagnation and the World Leadership – China´s rising path” in Globalization with Chinese Characteristics: the role of the Belt and Road Initiative. Palgrave.

Morais, Henrique (2022), “Impactos Económicos da Pandemia do COVID-19” in Anuário Janus 2022. Lisboa, OBSERVARE-UAL: pp.10-13. Url: https://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/5513/3/Janus%202022%201.1%20Henrique%20Morais.pdf

Morais, Henrique (2021), A Estagnação Secular e os seus Efeitos nas Estruturas de Poder Global. Tese de Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia. Universidade Autónoma de Lisboa, http://hdl.handle.net/11144/5194

Morais, Henrique (2019), “A Diplomacia Económica revisitada a partir das novas vagas tecnológicas” in L. Moita, L. Valença Pinto e P. Pereira (Coord.), Estudo da Estrutura Diplomática Portuguesa. Lisboa, OBSERVARE-UAL: pp. 113-121. Disponível em https://observare.autonoma.pt/images/stories/obras_publicadas/estudo-da-estrutura-diplomatica-portuguesa.pdf

Morais, Henrique (2018), “Estagnação secular: do debate de sábios a uma realidade mais do que provável?” in Anuário Janus 2017. OBSERVARE-UAL, pp. 58-59.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019