Francisco Xavier de Sousa

Investigador

Nascido em Março de 1962, é licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar e mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Possui, ainda os Cursos de Estado Maior, ministrado pelo Instituto de Altos Estudos Militares; Curso de Instrutor de CIMIC, da Academia Militar; Curso de Direito Internacional Humanitário, da Cruz Vermelha Internacional; NATO Peace Support Operations Course e NATO Multinational Forces Orientation Course, da NATO School Oberammergau; Curso de Auditores de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional; e Curso de Avaliação na Formação, do Instituto de Estudos Superiores Militares. Em Julho de 2013 estará habilitado com o Curso de Promoção a Oficial General, ministrado pelo Instituto de Estudos Superiores Militares.

No seu percurso profissional desempenhou funções de Estado-maior e comandou diversas Unidades militares, destacando-se o ultimo Batalhão que se constituiu em Força Nacional Destacada Portuguesa, em Timor-Leste, no âmbito da UNMISET. Pertenceu ao Corpo Docente da Academia Militar e do Instituto de Estudos Superiores Militares.

Tem vários trabalhos publicados em revistas nacionais e livros, enquadrados nas áreas da geopolítica, da conflitualidade, da liderança e das operações de apoio à paz.

Tem sido conferencista em painéis, cursos, licenciaturas e mestrados, desenvolvendo temas nas suas áreas de interesse. As suas áreas de interesse são: O Magrebe, o Norte de África, o Médio Oriente, a geopolítica, a conflitualidade e as operações de apoio à paz.

É Investigador Integrado do OBSERVARE.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019