Francisco Seixas da Costa

Investigador

O embaixador Francisco Seixas da Costa nasceu em 1948, em Vila Real. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas, pelo ISCSP. Diplomata por cerca de quatro décadas, foi embaixador junto da ONU, da OSCE, da UNESCO, no Brasil e em França. Foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995/2001). Após ter pedido a aposentação do serviço público, foi, diretor executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa (2013/14).

É investigador do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), onde foi professor convidado entre 2015 e 2019, dirigiu cursos de preparação para o concurso de acesso à carreira diplomática e integrou ações de formação em parceria com o Instituto Universitário Militar. Foi também professor convidado da Universidade Europeia (2016/18).

Foi presidente do Conselho Geral da UTAD, membro do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e membro do Conselho da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Integrou a comissão que preparou o Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Foi consultor do Center for European Policy Studies e da Fundação Bertelsmann.

O Embaixador Seixas da Costa é co-autor de várias obras coletivas, tendo publicado livros sobre temáticas internacionais. Tem artigos publicados em diversas publicações portuguesas e estrangeiras, e é colunista em jornais. Exerce funções de consultoria estratégica e é gestor de empresas. Preside ao Conselho Consultivo internacional da Fundação Calouste Gulbenkian; é presidente do Clube de Lisboa e das Conferências de Lisboa; integra o GRES – Grupo de Reflexão Estratégica sobre Segurança; e é membro do Conselho Geral Independente da RTP e do Conselho das Ordens Honoríficas da Presidência da República.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019