Andrea Carteny

Investigador Doutorado

Andrea Carteny é investigador universitário de História da Europa do Leste na Universidade de Roma, La Sapienza, professor associado com agregação na área da História Moderna e da História das Relações Internacionais, docente de História da Eurásia nas Licenciaturas e Mestrados da Faculdade de Letras e de Ciências Políticas, para além de Diretor Executivo do Comité de Roma do Instituto de Estudos sobre a Unificação da Itália.

Doutorado em História da Europa pela Universidade de Roma, La Sapienza, realizou a sua investigação doutoral na Roménia, Transilvânia, na Universidade de Cluj, Babes-Bolyai, onde ensinou História da Itália e foi Diretor Executivo do Instituto de Estudos Italianos e Romenos.

Os tópicos da sua investigação incluem: a questão da Transilvânia, Nacionalismo e Comunismo, Nacionalismo e a transição para a democracia, nacionalismo étnico e cívico, nacionalismos regionais comparados na Europa Ocidental e de Leste, a questão basca e a questão catalã, a questão nacional espanhola, a questão nacional búlgara, a questão nacional húngara, a questão nacional dos Balcãs, teorias sobre a Eurásia, a Rússia Imperial/Soviética/Pós-soviética, a questões nacionais do Cáucaso, estudos sobre o Azerbaijão, a questão da unificação da Itália.

Fala as principais línguas ocidentais e algumas orientais (húngaro, romeno, sérvio; lê alemão e russo).

Foi investigador convidado (bolsa Basileus) no Montenegro, no Instituto de História e professor convidado na Universidade de Petru Maior, Targu-Mures; foi investigador do CASD (Center of High Studies of Defense) e colaborador da revista online AffarInternazionali e do Geopolitica.info.

Com inúmeras participações em conferências internacionais e encontros científicos em Itália e no estrangeiro (por ex. nas conferências ASEN organizadas em Londres na LSE e as convenções ASN organizadas na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque), é assistente para a cooperação internacional do Pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade de Roma, La Sapienza, o Prof. Antonello Biagini.

De entre as suas obras, destacam-se:

2007 “I partiti politici in Rromania (1989-2004)” [Political parties in Romania] 2007 “Da Budapest a Bucarest. Saggi di storia e cultura” [From Budapest to Bucarest. Essays of History and Culture] 2011 “Dal micro-nazionalismo all’Europa” [From micro-nationalism to Europe] 2013 “La Legione ungherese contro il Brigantaggio (1860-61)” [The Hungarian Legion against the Brigandage]

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019