Amadeu Paiva

Investigador

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (1977) completou, em 2016, a parte letiva do Doutoramento em Relações Internacionais – Geopolítica e Geoeconomia da UAL.

Iniciou atividade docente na UAL em 1995, tendo vindo a lecionar, nos últimos anos, Negócio Internacional (licenciatura em Relações Internacionais). Anteriormente lecionou Política Económica Internacional (licenciatura em Gestão), Economia Política (licenciatura em Direito) e Comércio Internacional (Pós-Graduação em Negócio Internacional).

Atualmente Administrador da Caixa Económica Montepio Geral e vogal do Conselho de Administração da UNICEF Portugal, desempenhou, desde 2015, funções de Board Adviser para questões de desenvolvimento de negócio e internacionalização da SIBS Internacional, S. A., de membro do Conselho Geral do Montepio Geral – Associação Mutualista, de presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACEPI, Associação da Economia Digital e membro do júri dos prémios de empreendedorismo da Representação da Comissão Europeia em Lisboa (desde 2013);

Lecionou cursos breves, inter alia, sobre migrações e sobre economia digital, no Instituto Nacional de Administração, e sobre meios de pagamento, na Universidade de Saratov (Rússia) e nos Institutos de Formação Bancária de Portugal e de Angola.

No campo da investigação científica, foi membro da Direcção do CEDEP – Centro de Estudos de Economia Internacional, desde 1978 a 2009, e realizou trabalhos sobre movimentação internacional da mão-de-obra, para o INIC, Fundação Volkswagen (RFA), Royal Economic Society (UK) e Comité de Cooperação Técnica da OCDE.

Publicou diversos trabalhos científicos em Portugal, RFA, EUA e Canadá (nomeadamente, Breitenbach Publishers, International Migration Review, University of Ottawa Press, McGraw-Hill e Edições Colibri).

Foi Consultor da Galileu – Revista de Economia e Direito.

Desde 2015, tem também desempenhado funções de Board Adviser para questões de desenvolvimento de negócio e internacionalização  da SIBS Internacional, S. A., de membro do Conselho Geral do Montepio Geral – Associação Mutualista, de presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACEPI, Associação da Economia Digital e membro do júri dos prémios de empreendedorismo da Representação da Comissão Europeia em Lisboa, desde 2013.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019