José Milhazes

 

Nasceu na Póvoa de Varzim em 1958. Licenciado em História da Rússia pela Universidade de Moscovo (Lomonossov) em 1984 e doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2007. Entre 1989 e 2015 trabalhou como correspondente de vários órgãos de informação, nacionais e internacionais, na Rússia. Autor de numerosos artigos e livros sobre relações entre Portugal e a Rússia, política da URSS nas ex-colónias portuguesas de África e relações entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética. Leccionou em universidades russas e portuguesas. Actualmente é comentador de assuntos internacionais da SIC e RDP e colunista do Observador.pt

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigadora no OBSERVARE, Universidade Autónoma de Lisboa, e Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

É doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Anteriormente, foi investigadora em pós-doutoramento no CES (2015) e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Foi jornalista e editora do Portal Rede Angola, em 2013. Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute (Bélgica), enquanto visiting scholar, em 2010, supervisionada pelo Dr. Tomas Baum, e foi vsiting fellow na Universiteit Utrecht (Holanda) supervisionada pelo Professor Ton Robben, de Setembro 2008 a Fevereiro 2009. Foi investigadora junior no Centro de Estudos Sociais, de 2008 a 2015, onde co-coordenou e co-editou o Boletim P@x, publicação periódica do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, de 2008 a 2014.

Especializou-se em Jornalismo pelo Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (CENJOR) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Foi ainda estagiária no Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal (2003) e Técnica Superior no Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação de Coimbra (2005-2007).


Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, paz e violências; cidades e paradiplomacia; media, peacebuilding e paz liberal; media e políticas de contestação; 'big data', privacidade e governação da internet; masculinidades e prevenção de violência
hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal