Felipe Pathé Duarte

 

Nasceu em 1980. É professor auxiliar no Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna, e Director de Research & Analysis da Global Risk Awareness, Ltd. É mestre e doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Mas licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra.

 

 

É investigador integrado no Centro de Investigação do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É investigador associado do CEDIS – Faculdade Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. Foi research fellow na Universidade de Oxford e no Counterterrorism and Homeland Security Program, do Center for Strategic and International Studies (CSIS), em Washington DC.

 

 

Foi ainda fellow no Seminar for European Counterterrorism Experts, em Israel, a convite do American Jewish Comittee. É vice-presidente e porta-voz do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. Integra também o Seminário Permanente de Jovens Cientistas da Academia de Ciências de Lisboa, para a área de Ciência Política.

 

Tem publicado em revistas nacionais e internacionais de arbitragem científica na área dos Estudos de Segurança. Colabora frequentemente com os media nacionais e estrangeiros para assuntos de segurança e política internacional, sendo comentador residente do programa «Olhar o Mundo» (RTP2). É orador convidado do Instituto da Defesa Nacional e em vários cursos de formação das Forças Armadas Portuguesas (Curso de Estado-Maior Conjunto e Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto de Estudos Superiores Militares; ou o Curso de Terrorismo e Contra-Terrorismo do Centro de Tropas de Operações Especiais) e das Forças e Serviços de Segurança (Curso de Intelligence, Curso de Negociação de Reféns da GNR, CEPOL – Collège Européen de Police...).

 

Em 2007 publicou o livro «No Crepúsculo da Razão» (Ed. Prefácio; 223p.), sobre o terrorismo do pós-Guerra Fria. E em Setembro de 2015 publicou o «Jihadismo Global: das Palavras aos Actos» (Ed. Marcador; 311p.), sobre o pensamento estratégico jihadista.

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigadora no OBSERVARE, Universidade Autónoma de Lisboa, e Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

É doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Anteriormente, foi investigadora em pós-doutoramento no CES (2015) e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Foi jornalista e editora do Portal Rede Angola, em 2013. Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute (Bélgica), enquanto visiting scholar, em 2010, supervisionada pelo Dr. Tomas Baum, e foi vsiting fellow na Universiteit Utrecht (Holanda) supervisionada pelo Professor Ton Robben, de Setembro 2008 a Fevereiro 2009. Foi investigadora junior no Centro de Estudos Sociais, de 2008 a 2015, onde co-coordenou e co-editou o Boletim P@x, publicação periódica do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, de 2008 a 2014.

Especializou-se em Jornalismo pelo Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (CENJOR) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Foi ainda estagiária no Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal (2003) e Técnica Superior no Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação de Coimbra (2005-2007).


Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, paz e violências; cidades e paradiplomacia; media, peacebuilding e paz liberal; media e políticas de contestação; 'big data', privacidade e governação da internet; masculinidades e prevenção de violência
hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal