Luísa Godinho

 

Formação Científica

 

Doutorada em Ciências Económicas e Sociais, Université de Genève, Suíça, 2008-2012. Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Mestre em Ciência Política, Université de Genève, Suíça, 1998-2001. Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Licenciada em Comunicação Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, 1992/1996.

Curso de especialização em «Análise de conteúdo assistida por computador», Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, 2008.

 

Experiência Pedagógica

 

Docente do curso de Pós-graduação em «Comunicação estratégica para decisores», Universidade Autónoma de Lisboa, 2008. Neste curso ministrou a disciplina de «Comunicação política e institucional».

Assistente do mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Université de Genève, Faculté des Sciences Économiques et Sociales, 2008/2010.

Coordenadora do curso de Pós-graduação em «Comunicação estratégica para decisores», Universidade Autónoma de Lisboa, 2008.

Professora do curso de «Língua e cultura portuguesas» promovido pelo Ministério da Educação português na Suíça 1998/2000.

 

Investigação e Comunicações

 

Teixeira, N. e Godinho, L. (2014). Uma abordagem cognitiva da imagem externa portuguesa in Arte e Discursos - dos factos aos relatos construídos por estrangeiros acerca de Portugal. FCSH - UNL.

Godinho, L. (2013). Principes d’acceptabilité et refus idéologique dans un système concurrentiel de partis: le cas du discours européen. Genève: SES.

Co-autora, com Nuno Severiano Teixeira, do Barómetro IPRI/Público, um projecto sobre o comportamento online da opinião pública portuguesa durante a campanha para as eleições europeias de 2014. Apoio: jornal Público.

«How metaphors build ideology» comunicação apresentada ao congresso internacional sobre Critical Approaches to Discourse Analysis (CADAAD), Universidade do Minho, 2012.

«Palavras que contam – uma análise do discurso da campanha eleitoral para as eleições presidenciais francesas de 2012», comunicação apresentada na Conferência sobre «As eleições presidenciais francesas de 2012» na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Julho de 2012.

«Uma abordagem linguística da ideologia», comunicação apresentada à Conferência sobre «Comunicação Política», Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, 2011.

 

Actividade Profissional

 

Entre 1996 e 2005 trabalhou como jornalista para vários órgãos de comunicação social portugueses, entre os quais a revista Visão, os jornais Diário de Notícias e Público e a revista Executive Digest. Foi ainda repórter e editora de três programas da RTP2 («Sociedade Civil», «Loja do Cidadão» e «Portugalmente») e directora editorial da Sonae.com, onde coordenou o lançamento de projectos online. Em Genebra, foi responsável por um programa semanal na Radio Cité sobre a comunidade portuguesa na Suíça.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal