PEDRO GABRIEL DE SEIXAS DIAS DA SILVA BARATA

 

Nasceu em Lisboa a 16 de Abril de 1969. Capitão-tenente da Marinha. Licenciado em Ciências Militares Navais pela Escola Naval, Pós-Graduado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais com a dissertação ”O Cáucaso e as novas relações OTAN, UE, EUA e Rússia” (UAL – 2010) e Mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais com a dissertação” O Cáucaso do Sul: dinâmicas de segurança regional” (UAL – 2014).

 

Desde outubro de 1989, ano em que ingressou na Escola Naval desempenhou diversos cargos a bordo de alguns navios da Marinha: Chefe do Serviço de Comunicações e de Navegação no Patrulha NRP “Zambeze”, Oficial Imediato do Patrulha N.R.P. “Zaire”, Adjunto do Chefe de Serviço de Navegação do navio hidrográfico “NRP Almirante Gago Coutinho”. Posteriormente, em Julho de 2000 e até Setembro de 2001 exerce as funções de Chefe de Serviço de Operações de Superfície e Anti-aérea do navio reabastecedor “NRP Bérrio”. Foi ainda comandante da Lancha de Fiscalização N.R.P.”Rio Minho” (1997-1999) e da lancha hidrográfica N.R.P.”Auriga” (2005-2006).

 

Especializou-se em Hidrografia na Escola de Hidrografia do Instituto Hidrográfico, onde integrou a Divisão de Oceanografia – Secção de Monitorização Ambiental como Adjunto do Chefe da Divisão, na qual chefiou alguns projetos, e como Chefe a Secção de Engenharia Oceanográfica onde assumiu a responsabilidade pelo projecto “Agitação Marítima” e Rede Marégráfica Nacional (componente operacional) e pelas acções de fundeamento de equipamentos oceanográficos.

 

Em Outubro de 2006 frequentou o 1º Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares, 2006/2007e após terminus do curso ingressou na Flotilha como Chefe do serviço de Pessoal do Departamento de Logística, cargo esse que lhe permitiu exercer funções como oficial de logística do Grupo-tarefa e ainda as funções de oficial adjunto do Chefe-de-estado-maior da Força-tarefa da componente marítima na missão da UNIFIL – United Nations Interim for Lebanon nas áreas de pessoal e administração, bem como de logística. Ainda no âmbito operacional foi o representante da Marinha na Companhia Geral de CIMIC onde desempenhou funções de oficial de operações - planeamento.

 

Entre Outubro de 2009 e Julho de 2010, regressou ao Instituto de Estudos Superiores Militares para frequentar o Curso de Estado-Maior Conjunto, e após terminar o curso desempenhou funções na Superintendência dos Serviços do Pessoal como Chefe do Núcleo de Certificação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos da Marinha. Entre Abril e Agosto de 2011 integrou o Estado-Maior internacional da Força Naval da União Europeia – EUNAVFOR durante o comando português da operação desempenhando funções como oficial de relações públicas.

 

Desde 5 de dezembro de 2013 que é o Comandante do navio hidrográfico NRP D. Carlos I.

 

É autor de alguns artigos de investigação nas áreas da segurança e defesa: “ A Ucrânia, a Rússia e a UE:softpower versus Realpolitik” (Janusnet 2014), “A Geórgia e a UE:a assinatura do Acordo de Associação como instrumento de estabilidade?” (Janus 2014), e “Pirataria no Oceano Indico: velha ameaça, novas tendências e perspetivas futuras” (Revista Segurança e Defesa nº20 Fev-Abr2012).

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal