Graça Ermida

 

Graça Ermida é investigadora do OBSERVARE, no grupo que analisa a conexão entre economia, energia e questões internacionais. Em 2013, for investigadora visitante no Center for Military and Strategic Studies, da Universidade de Calgary, no Canadá, onde investigou sobre temas relacionados com os desafios que as empresas de petróleo e gás enfrentam no Ártico e sobre os investimentos que pretendem fazer na região. Anteriormente, trabalhou com a Representação Permanente de Portugal junto da OSCE, em Viena, analisando e reportando sobre temas das três dimensões da OSCE. Desde 2014, lidera o Colégio de Energia da APDSI, uma ONG com o objetivo de promover o papel da sociedade da informação na vida pública. O principal objetivo é promover debates em matéria de energia e tecnologias emergentes, criando consciência na sociedade civil. O seu interesse pela política energética europeia levou-a a investigar na sua tese de mestrado a Segurança Energética e a adesão da Turquia à União Europeia. Como resultado destes trabalhos, tem publicado em revistas internacionais e nacionais, sujeitas a peer review.


Possui ainda muitos anos de experiência em Management Consulting nos sectores público e privado. Trabalhou em diversas indústrias, incluindo Energia, Telecomunicações, Transportes, e Administração Pública. Foi ainda Business Developer Director para várias empresas multinacionais. A sua experiência internacional inclui vários países como os EUA, Brasil, Bélgica, Canadá e Áustria.

É mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, possui um MBA, pelo Rensselaer Polytechnic Institute, EUA e uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, Universidade de Lisboa. É atualmente Doutoranda em Relações Internacionais no IPRI-UNL, onde a sua tese visa analisar e comparar o impacto das políticas energéticas europeias e chinesas na Indústria de Petróleo e Gás.

 

 

Email: 

 
hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal