Estevão Chaves de Rezende Martins

 

Professor titular (catedrático) de Teoria da História e História Contemporânea na Universidade de Brasília, onde exerce investigação e magistério desde 1977. Estudou Filosofia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras N. S. Medianeira (São Paulo, 1967-1970), obtendo os graus de bacharel e licenciado. Estudos pós-graduados em Filosofia e História na Universidade de Innsbruck (Áustria) e na Universidade de Munique (Alemanha), onde obteve em 1976 seu PhD. Realizou pós-doutorados em Teoria e Filosofia da História e em História das Idéias na Alemanha, na Áustria e na França. Trabalha com os seguintes temas: teoria e metodologia da história, história política e institucional do Brasil, cultura histórica, história contemporânea e historia política (Europa, União Européia e Relações Internacionais). Investigador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1. Orientador de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de História e Relações Internacionais. Presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (Brasil, desde 2009). Vice-Presidente da International Commission for the History of Representative and Parliamentary
Institutions (Roma, desde 1995). Membro do Board da International Commission for the History and Theory of Historiography (Atenas, desde 2010).

 

Publicou, até setembro de 2013, 72 artigos científicos em periódicos referenciados; 79 capítulos de livro; é autor ou organizador de 12 livros; orientou 31 dissertações de mestrado,19 teses de doutorado e 9 estágios pós-doutorais de investigação; orienta atualmente 4 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado.

 
   
hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal