José Brás dos Santos

Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade de Sevilha e Doutor Europeu (2009). Diploma de Estudos Avançados em Direção de Empresas e Gestão de Marketing pela Universidade de Sevilha (2005). Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna (2001).

Principais áreas de investigação: Empreendedorismo; Estratégia Empresarial; Desempenho Organizacional e Individual; Avaliação de Desempenho; Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento;

Experiência profissional e académica: Quadro superior de uma autarquia local da Área Metropolitana de Lisboa (2002 – presente), desempenhando atualmente funções de auditoria interna; docente da Universidade Autónoma de Lisboa (2009 – presente) onde tem lecionado diversas unidades curriculares na área da Gestão; docente do IADE-U Instituto Universitário (2012 – presente) onde é regente da unidade curricular Metodologia da Investigação do Mestrado em Marketing. Foi Assistente Convidado no Instituto Jean Piaget – Campus de Almada (2002 – 2007). Anteriormente exerceu diversas funções de gestão, com ênfase na áreas de Marketing, Planeamento Estratégico e Controlling,- a maioria das quais numa prestigiada multinacional alemã (1986 – 2000). Em termos de investigação é Investigador Convidado da Universidade de Sevilha (2010 – presente) em projetos de investigação relacionados com empreendorismo e empreendedores. Coeditor da revista African Journal of Business Management (2010 – Atualidade), Revisor científico anónimo da revista Journal of International Entrepreneurship (2008 – Atualidade), Revisor científico anónimo das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, (2009 – Atualidade), autor e co-autor de diversos artigos científicos, orientador de dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

 

Publicações:

Livros e Capítulos de livros

Brás-dos-Santos, José; Dias, Álvaro; Pereira, Renato (2012). The role of perceptions about competitors’ strategy in the decision-making firm’s strategy. In J. R. Oreja-Rodriguez & J. Febles Acosta (Ed.), WORKSHOP SOBRE MODELOS DE RASCH EN ADMINISTRACIÓN DE EMPRESAS: TECNICAS DE DIAGNOSTICO Y POSICIONAMIENTO (E-Book: Vol. 6, pp. 1-10). Santa Cruz de Tenerife - España: Fundación Fyde Cajacanarias. ISBN: 978-84-695-6497-4

García del Junco, Julio; Brás-dos-Santos, José; Dutschke, Georg (2012). Importancia de los valores culturales y sociales en el espíritu emprendedor: Un estudio comparativo entre España y Portugal. In J. R. Oreja-Rodriguez & J. Febles Acosta (Ed.), WORKSHOP SOBRE MODELOS DE RASCH EN ADMINISTRACIÓN DE EMPRESAS: TECNICAS DE DIAGNOSTICO Y POSICIONAMIENTO (E-Book: Vol. 6, pp. 11-30). Santa Cruz de Tenerife - España: Fundación Fyde Cajacanarias. ISBN: 978-84-695-6497-4

 

Artigos com arbitragem científica

García del Junco, Júlio & Brás-dos-Santos, José Manuel (2009). “How Different Are The Entrepreneurs In The European Union Internal Market? - An Exploratory Cross-Cultural Analysis of German, Italian and Spanish Entrepreneurs” in Journal of International Entrepreneurship. DOI 10.1007/s10843-009-0037-y

García del Junco, Júlio y Brás-dos-Santos, José (2008). “Satisfacción Profesional y Compromiso Organizativo: un Meta-análisis” in Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, Vol. 17, Nº 3, 2008, pags. 61-78.

 

Actas de Congressos

Brás-dos-Santos, José; Dutschke, Georg y García del Junco, Júlio (2011). Avaliar a Personalidade Proactiva em Estudos Multivariados: Uso de uma Escala Abreviada no Contexto da Administração Pública Portuguesa. Libro de actas de las XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Córdoba – España. ISBN: 978-84-693-9621-6.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal