Helena Curto

 

PhD em Economia , MBA em Gestão Internacional . Professora da Universidade Autónoma de Lisboa desde 1992, lecionando nas áreas da Gestão e Economia.

 

Participação em Associações Profissionais:

Em 2013 está registada como membro integrado do Centro de Investigação OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa.

Entre 2009 e 2012, foi associado ao Centro de Pesquisas em Estratégia e Corporate Finance, Universidade Autónoma de Lisboa, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Entre 1989 e 2009, exerceu as funções de liderança na administração pública, dedicados à regulação e avaliação da legislação relacionada com a organização pública e a gestão local em Portugal, participou em parcerias estabelecidas com departamentos governamentais de países de língua portuguesa, visando a organização e gestão de serviços públicos.

Desde 1989, participou em grupos de trabalho sobre temas relativos a programas de investimento, desenvolvimento económico, social e ambiental, desenvolvidos entre a Administração Central, a Administração Local, empresas públicas e outros actores locias e regionais, em especial para a definição de planos de desenvolvimento sectoriais, designadamente transportes, distribuição de água e energia elétrica.

 

Elementos Adicionais:

Participa regularmente em vários seminários e workshops sobre Gestão Pública: planeamento e organização de serviços públicos, fixação de preços e custos dos serviços públicos e auditoria de serviços públicos.

Desde 1990, presta assessoria em finanças públicas, implementação de sistemas de contabilidade, implementação de sistemas de gestão de controlo interno, organização de serviços e de auditoria financeira em vários serviços da Administração Pública Central e Local (municípios, associações de municípios e sector empresarial público local em Portugal e S. Tomé e Príncipe).

Desde 1984, participou em conferências nacionais e internacionais sobre a administração e gestão pública, incluindo a representação portuguesa em grupos de reflexão, modernização, qualidade e inovação, tendo participado em vários comités do Conselho da Europa sobre a democracia regional e local.

Desde 1980, professora universitária, recentemente nas áreas financeiras, em especial introdução à gestão, contabilidade financeira e de gestão, controlo e auditoria de gestão, participando com regularidade em planos formativos destinados a técnicos, gestores e eleitos, em Portugal , Cabo Verde , São Tomé e Príncipe e Brasil.

 

Publicações:

 

Tese doutoramento:

Helena Santos Curto, Perequação financeira. Uma análise da relação entre o poder central e o poder local, 2010. Tese (Doutoramento em Economia) - Universidade Autónoma de Lisboa

Livros:

Curto, Helena; Cabeças, António; Gamenhas, Filomena (2012). “Estatística Aplicada à Gestão”, Abdul’s Angels Lda. ISBN – 978-972-8973-44-5.

Curto, Helena (2011). “Legislação SNC”, Abdul’s Angels Lda. ISBN – 978-972-8973-42-3.

Curto, Helena; Cabeças, António; Gamenhas, Filomena (2011). “Apontamentos de Estatística II”, Abdul’s Angels Lda. ISBN – 978-972-8973-30-8.

Curto, Helena; Cabeças, António; Gamenhas, Filomena (2010). “Apontamentos de Estatística I”, Abdul’s Angels Lda. ISBN – 978-972-8973-26-1.

Capítulos de Livros:

Curto, Helena (2013). "Auditoria" e "Controlo Interno". Capítulo 10 de "Excelência Organizacional", em publicação pelo Instituto Superior de Gestão (ISG).

Revistas de circulação internacional com arbitragem científica:

Curto, Helena; Dias, Álvaro (2013). “Administrative reforms and performance of local public policies”. Public Policy Advocacy. International Journal of Public Sector Management. Emerald. (Aceite para publicação em Maio 2013).

Revistas nacionais com arbitragem científica:

Curto, Helena; Dias, Álvaro (2011). “Auto Sustentabilidade das Políticas Locais e de Coesão Territorial. Análise das principais alterações no sistema de Perequação Financeira”, Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER), N.º 28, Set.º 2011.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal