Luís Vasco Valença Pinto

General na situação de reforma. Licenciado em Engenharia Militar. Habilitado também com o Curso Geral de Comando e Estado Maior, Curso de Técnica de Estado Maior e Curso Superior de Comando e Direção do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e ainda com o Curso de Defesa da NATO do Colégio de Defesa da NATO, além de muitos outros cursos setoriais de natureza militar.

Foi Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas. Antes foi Chefe do Estado Maior do Exército, Comandante da Logística do Exército, Diretor do Instituto da Defesa Nacional, Representante Nacional junto do Supreme Headquarters Allied Command Europe, Comandante da Escola Prática de Engenharia, Conselheiro na Delegação Portuguesa junto da NATO (incluindo responsabilidades adicionais nos âmbitos da Cooperação Política Europeia, União da Europa Ocidental, Independent European Programming Group e Eurogrupo) , Professor de Estratégia e Geopolítica no IAEM, além de várias outras funções militares, de comando, assessoria e estado maior, designadamente duas comissões de serviço em Angola entre 1971 e 1975.

Na sua carreira militar por vinte vezes foi objeto de público louvor pelas mais elevadas autoridades políticas e militares. É agraciado com altas condecorações nacionais e estrangeiras.

Presentemente é Professor Convidado na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Autor de numerosos estudos e artigos de opinião sobre Segurança e Defesa, publicados em órgãos da especialidade. Mantém sobre essa temática uma atividade de conferencista, em Portugal e no estrangeiro, em universidades, institutos e organizações de índole social. Com regularidade apresenta comunicações em colóquios, seminários e simpósios. Tem coordenado e participado em projetos de investigação na Universidade Autónoma de Lisboa e no seu Observatório de Relações Exteriores (OBSERVARE) e no Instituto Português das Relações Internacionais.

É sócio efetivo da Revista Militar e membro dos Conselhos Consultivos das revistas Nação e Defesa e Relações Internacionais. Preside à Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Antigos Auditores do Colégio de Defesa da NATO. É fundador e membro do Conselho Consultivo da ONGD “Karingana wa Karingana”.

As suas áreas de especialidade são em particular a Segurança e a Defesa, a Estratégia e a Geopolítica. Tem identicamente muito interesse pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais. Há muito que acompanha as questões relativas à NATO, União Europeia e União Africana.

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal