José António Marques da Costa Ferreira

 

Nascido em Lisboa em 24 de Março de 1961.

 

Tenente-coronel da Força Aérea na situação de Reserva (fora da efectividade de serviço).

 

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL, 2010), Pós-graduado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais, com a dissertação “As metamorfoses da OTAN”, (UAL, 2010) e Mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL-2013), com a dissertação “A OTAN em Portugal, impacto para as Forças Armadas e para a Segurança e Defesa Nacional”.


Enquanto oficial da Força Aérea Portuguesa desempenhou diversas funções inerentes ao seu posto e especialidade, tanto em Unidades nacionais da Força Aérea Portuguesa como o Aeródromo de Trânsito nº 1 (de 1981 a 1988), Base Aérea nº 2 / Centro de Instrução nº 2 e Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (de 1988 a 1995), Direcção de Pessoal (de 1995 a 2003) e Estado-Maior-General das Forças Armadas (de 2011 a 2012), assim como da OTAN, na Base Aérea da OTAN junto da NATO Early Warning & Control Force – E3-A Component – NAEW&CF, Geilenkirchen – Alemanha (de 2003 a 2006) e no Sector de Lisboa da Agência de Comunicações da OTAN (NATO CIS Agency – NCSA), em Oeiras – Portugal (de 2007 a 2011). De 2007 a 2010 participou, como membro do Estado-Maior da NCSA, na revisão do Peace Establishment dessa Agência.


Foi docente na BA2/CI2 e CFMTFA (Ota) dos cursos de oficias e de sargentos (de 1988 a 1995) e nos estágios técnicos na Direcção de Pessoal (de 1995 a 2003). Está qualificado como formador pelo SNCP tendo frequentado os cursos de instrutores da FAP (Ota - Portugal) e NATO School (Oberammergau – Alemanha).
É autor dos seguintes trabalhos académicos: “Plano de estudos para o CFO TPAA”, em co-autoria com Ivo Dias, Carlos Vinagre e Carlos Martins, (CI2 – Ota, 1988). “A transição para Oficial Superior na Força Aérea Portuguesa”, (IESM – Lisboa, 2007). “As metamorfoses da OTAN”, (UAL - Lisboa, 2010). “A OTAN em Portugal - Impacto para as Forças Armadas e para a Segurança e Defesa Nacional”, (UAL – Lisboa, 2012).


Entre outros, frequentou os seguintes cursos: Curso Básico de Comando (IAEFA), Curso de Promoção a Oficial Superior (IESM), Curso de Segurança e Cooperação Europeia da OTAN (NATO School), NATO Resource Management Education Programme (NATO School), NATO Staff Officers Course (NATO School), CIS Orientation Officers Course (NATO CIS School – Latina) e NATO Public Affairs Course (NATO School).


Colabora com o Jornal de Defesa e Relações Internacionais e é Investigador Integrado no OBSERVARE.
Áreas de investigação: OTAN; Defesa e Segurança Nacional; Portugal no espaço CPLP.

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://www.facebook.com/jose.antonio.ferreira.vfx

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal