Sofia Santos


Doutorada em Direito Internacional Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Saarland, Alemanha (2010) tendo obtido a classificação final de Muito Bom, com dissertação subordinada ao tema: “A Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o seu Impacto na Ordem Internacional”. Bolsa de doutoramento do Deutscher Akademischer Austauschdienst (Serviço Alemão de Intercâmbio Académico).

Mestre nas áreas de Integração Europeia/Direito Europeu e Direito Internacional Público, pelo Europa-Institut, Departamento de Ciências Jurídicas, da Universidade de Saarland (2005). Dissertação em Direito Internacional Público subordinada ao tema “O Conselho de Segurança das Nações Unidas e a NATO”.

Licenciada em Estudos Europeus, variante Inglês e Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000).

Professora convidada no Curso de Mestrado em Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (desde 2011). Foi Professora Assistente e Investigadora no Departamento de Ciência Política/Relações Internacionais e Política Internacional da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Kaiserslautern, Alemanha (2010-2011).

Realizou estágios no Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque (2003), no Goethe- Institut do Porto no âmbito do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura (2001-2002) e no Euro Info Centre de Kassel, Alemanha (2001), com uma bolsa do programa Leonardo da Vinci da União Europeia.

Auditora do Curso de Defesa Nacional organizado pelo Instituto da Defesa Nacional/MDN (2005-2006) e do Curso de Análise de Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa organizado pelo mesmo Instituto (2012).

Investigadora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Faculdade de Direito da Universidade do Minho (desde 2012) e membro do Instituto do Direito de Língua Portuguesa (desde 2011). 

 

Publicações:

 

Tese de Doutoramento

Sofia Santos (2011). Die Reform des Sicherheitsrates der Vereinten Nationen und ihre Auswirkungen auf die internationale Ordnung (A Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o seu impacto na ordem internacional).Baden-Baden, Germany: Nomos.

 

Capítulo de livros

SANTOS, Sofia (2012). “As Nações Unidas, a OTAN e a Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia enquanto principais catalisadores da Segurança Internacional” in GOUVEIA, Jorge Bacelar (coord.), Estudos de Direito e Segurança, vol. II, Coimbra: Almedina, pp. 423-448.

 

Artigos com arbitragem científica

SANTOS, Sofia (2013). “A Reforma dos Instrumentos Militares e da Autoridade do Conselho de Segurança das Nações Unidas na Implementação de Medidas Coercitivas Militares” inJanus.net, e-journal of international relations, vol. 4, nº 1, (May-October 2013). [Em linha] http://observare.ual.pt/janus.net/images/stories/PDF/vol4_n1/en/en_vol4_n1.pdf

SANTOS, Sofia (2012). “O Uso da Força no Direito Internacional e os Desafios ao Paradigma Onusiano” in Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, No. 61, Julho-Dezembro, pp. 533-568

 

 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal