DUARCIDES FERREIRA MARIOSA

 

Nasceu em 27/05/1960 na cidade de Lorena, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001), com a Monografia “A OPÇÃO DESENVOLVIMENTISTA DE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA”; Especialização em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (2014), com a Monografia “POLÍTICAS SOCIAIS, SAÚDE E SOCIEDADE DE CONSUMO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DETERMINANTES SOCIAIS DO DIABETES MELITO TIPO 2”; Mestrado em Sociologia pela UNICAMP (2003), com a Dissertação “HIBRIDISMO E INTEGRAÇÃO NAS OBRAS DE FLORESTAN FERNANDES INTERPRETATIVAS DO BRASIL”; e Doutorado em Sociologia pela UNICAMP (2007), com a TESE “FLORESTAN FERNANDES E A SOCIOLOGIA COMO CRÍTICA DOS PROCESSOS SOCIAIS”.

Professor dos cursos de graduação em Ciências Sociais da Unicamp, de 2003 a 2007; do Centro Universitário Sant’Anna, de 2008 a 2010; e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde 2008. Integrador Acadêmico de Graduação dos cursos de Graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas.

Pesquisador com projetos aprovados e financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) nas áreas de sustentabilidade socioambiental e desenvolvimento comunitário. Integra o Grupo de Pesquisa Biotupé do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de Sociologia, Antropologia, Educação e Ciência Política, atuando principalmente com os seguintes temas: sustentabilidade socioambiental, teoria social, pensamento social brasileiro, estudos de comunidades, determinantes sociais de saúde, cultura e modernidade, tecnologias inovadoras em educação, economia social e solidária e pensamento político clássico.

É autor dos livros “RIBEIRINHOS DO RIO NEGRO: UM ESTUDO DA QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL” e “FLORESTAN FERNANDES E A SOCIOLOGIA COMO CRÍTICA DOS PROCESSOS SOCIAIS”.

Contribuiu com capítulos para os livros: “REDE DE CONHECIMENTO: O IMPACTO DA COOPERAÇÃO NA GERAÇÃO DE RENDA EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA”, “SOCIOLOGIA CRÍTICA NO BRASIL”, “FLORESTAN FERNANDES: LEITURAS & LEGADOS”; “BIOTUPÉ: MEIO FÍSICO, DIVERSIDADE BIOLÓGICA E SOCIOCULTURAL DO BAIXO RIO NEGRO, AMAZÔNIA CENTRAL”; além de Artigos em Revistas Científicas e Anais de Congresso, Conferências e Palestras.

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal