4 de Fevereiro de 2015

Conferência pública com o tema "Faz sentido falar-se de 'Potências Emergentes'?". Intervenções iniciais de Reginaldo Nasser (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e de Mónica Hirst (Universidade Torcuato di Tella de Buenos Aires) e com a participação, entre outros, dos Professores Luís Moita, Luís Tomé, Carmen Fonseca, Carlos Gaspar, Marcos Farias Ferreira, Lívia Franco, Francisca Saraiva, Ana Isabel Xavier, Luís Nuno Rodrigues, Patricia Daehnhardt, Raquel de Caria Patrício.

 

22 de Janeiro de 2015

 

Conferência pública com o tema "O restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os EUA e o futuro do sistema interamericano". Participação, entre outros convidados, dos Professores Carlos Malamud (Real Instituto Elcano), Andrès Malamud, Nancy Gomes, Luís Moita, Carmen Fonseca e Elisabeth Accioly. 

 

11 de Dezembro de 2014 

 

Conferência pública com o tema "O 'Estado Islâmico'. Participação dos Professores Luís Moita (moderador), Luis Tomé, Felipe Pathé Duarte, Luís Valença Pinto e Huseyin Bagci. 

 

10 e 11 de Dezembro de 2014 

V Programa de Cátedras de Professores Visitantes: Cátedra Halford Mackinder com o Prof. Huseyin Bagci da Middle East Technical University de Ancara.

10 de Dezembro: Characteristics and trends in world geopolitics

11 de Dezembro: The position of Turkey in the Geopolitics of Eurasia and the Mediterranean

 

25 e 27 de Novembro de 2014 

V Programa de Cátedras de Professores Visitantes: Cátedra Joseph Schumpeter com o Prof. Giuseppe Ammendola da Universidade de Nova Iorque, EUA.

25 de Novembro: The 2014 US mid-term elections

27 de Novembro: Oil and International Relations

 

2 de Julho de 2014

Primeira cerimónia de atribuição dos prémios OBSERVARE à OIT e ao Prof. Mariano Aguirre.


2 e 3 de Julho de 2014

II Congresso Internacional do OBSERVARE, na Fundação Calouste Gulbenkian, com dez conferências em Plenário e sessenta e duas comunicações repartidas por doze paineis. 

 

5 de Junho de 2014

IV Jornadas científicas da unidade de investigação OBSERVARE.

 

15 e 19 de Maio de 2014

Cátedra Norberto Bobbio, com o Prof. Mário Losano, da Università del Piemonte Orientale (Alessandria), Itália. 

 

29 e 30 de Abril de 2014

Cátedra Fernand Braudel, com o Prof. Celestino del Arenal da Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense.

 

27 Fevereiro de 2014

Conferência pública com o tema “Cem anos de bilateralismo entre Portugal e Brasil”, realizada no âmbito das celebrações do Centésimo Aniversário da Adidância de Defesa do Brasil em Portugal.

 

23 de Janeiro de 2014

III Jornadas científicas da unidade de investigação OBSERVARE.


20 e 22 de Janeiro de 2014

Cátedra Joseph Schumpeter, com o Prof. Giuseppe Ammendola da Universidade de Nova Iorque. EUA. 

 

16 e 19 de Dezembro de 2013 

Cátedra Halford Mackinder, com o Prof. Hüseyin Bagci da Middle East Technical University, Ancara, Turquia.   

 

9 Outubro de 2013 

Conferência pública com o tema “África e a estratégia nacional do Brasil”, realizada por ocasião do lançamento do livro, com o mesmo título, do Prof. Darc Costa sobre a política externa brasileira em África.

25 Setembro de 2013 

Realização de um Seminário sobre "A Construção de Paz no Médio Oriente", orientado pelo Prof. Doutor Reginaldo Mattar Nasser, da Universidade Pontifícia de São Paulo.

21 Maio de 2013 
Apresentação do Anuário JANUS 2013.

Apresentação do livro Do Império ao Estado. Morfologias do sistema internacional, de Luís Moita, Lucas G. Freire e José Subtil (OBSERVARE, 2013).

Apresentação do livro A Questão do Ambiente: Estratégias Internacionais, de Luís Moita (org.), Viriato Soromenho-Marques, Eduardo Ganilho, Korinna Horta, Filipa Gomes, Catarina Mendes Leal e Brígida Brito (OBSERVARE, 2013).


21 Maio de 2013
Jornadas Científicas da unidade de investigação OBSERVARE.
Debate baseado num texto com o tema “ESPAÇOS ECONÓMICOS E CONFIGURAÇÕES POLÍTICAS”, da autoria do Prof. Luís Moita. As Jornadas foram orientadas pelas Professoras Concepción Anguita e Paloma González, da Universidade Complutense de Madrid e contou com a presença de investigadores do OBSERVARE, docentes do Departamento de Relações Internacionais da UAL e convidados externos.


13 Maio de 2013
18h30-20h30: “Política Externa e de Segurança da Turquia”. Aula aberta proferida pelo Prof. Husyin Bagci, Head of Department of International Relations - Middle East Technical University (METU), Ankara-Turquia.

14h30-18h00: “Política de Segurança e Defesa Europeia: donde vem e para onde vai?”. Mesa Redonda: Luis Tomé (coord.), Ana Isabel Xavier, Ana Paula Brandão, André Barrinha, Bruno Cardoso Reis, Carlos Gaspar, Evanthia Balla, Félix Arteaga, Fernando Neves, Garcia Leandro, Huseyin Bagci, Isabel Nunes, Licínia Simão, Lívia Franco, Luís Moita, Melo Correia, Patrícia Daehartdt, Reis Rodrigues, Rodrigues Pedra, Rogério Leitão, Rui Vieira, Valença Pinto.


8-9 Maio de 2013
Cátedra Norberto Bobio, com Prof. Mario G. Losano.


18-19 Abril de 2013
Cátedra Fernand Braudel, com Prof. Rafael Calduch Cervera.


6-7 Dezembro de 2012
Seminário sobre “GRANDES DESAFIOS ESTRATÉGICOS PARA PORTUGAL: IMPLICAÇÕES PARA AS FORÇAS ARMADAS”, organizado pelo IESM – Instituto de Estudos Superiores Militares, em parceria com o OBSERVARE, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Observatório Político (OP) e o ISCSP-UTL. 


27 de Novembro de 2012
Mesa Redonda sobre “A CRISE OU NÃO DO MULTILATERALISMO: OS CASOS DA UNIÃO EUROPEIA, A COMUNIDADE IBERO-AMERICANA E O MERCOSUL EM PERSPECTIVA COMPARADA”, com a participação especial de diplomatas e universitários do Paraguai.


22 de Novembro de 2012
Conferência “A OIT E O TRABALHO MARÍTIMO”, para lançamento de um projecto de investigação em parceria entre a OIT – Lisboa, o IEEI – Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais – e o OBSERVARE.


15 de Outubro de 2012
Colóquio Internacional sobre “AMÉRICA LATINA, CHINA E NOVA ORDEM MUNDIAL”, em parceria com o IPDAL.


20-23 Agosto de 2012
Seminário Internacional "Alterações climáticas e suas repercussões sócio-ambientais" (São Tomé e Príncipe, Agosto 2012) — uma organização com representação e coordenação do OBSERVARE em parceria com outras instituições de ensino superior e de investigação portuguesas e estrangeiras (ICS da Universidade de Lisboa; Universidade de Santiago de Compostela; CEIDA da Galiza), instituições públicas de São Tomé e Príncipe (Direcção-Geral do Ambiente e Direcção das Florestas) e ainda organizações da sociedade civil portuguesas e estrangeiras (Associação Portuguesa de Educação Ambiental; Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental e MARAPA - Mar, Ambiente e Pesca Artesanal).

Livro de Actas (PDF)
Brito, Brígida (coord) (2013). Alterações climáticas e suas repercussões sócio-ambientais. Aveiro: Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (ISBN: 978-989-97980-1-4)


29 de Fevereiro 2012
Mesa Redonda sobre “O REALISMO E ESTUDO DE SEGURANÇA” em parceria com a Portuguese Security Studies Network (PT.SSN).


20 de Janeiro de 2012
Mesa Redonda sobre “A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E A SEGURANÇA REGIONAL”, com a intervenção inicial de Alcides Costa Vaz, professor da Universidade de Brasília.


20 de Janeiro de 2012
Mesa Redonda sobre “O PAPEL DA MULHER NA REVOLTA ÁRABE”, com intervenções iniciais de Virginie Collombier e Salam Kawakibi (Arab Reform Initiative).


16, 17 e 18 de Novembro de 2011
I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE, na UAL e na Fundação Calouste Gulbenkian, com oito Conferências Plenárias, oitenta comunicações científicas em quatro secções e 178 congressistas


11 de Outubro 2011
Conferência Internacional “A UNIÃO EUROPEIA E A AMÉRICA LATINA”. Fórum coorganizado pela UAL e pelo IPDAL – Instituto para a Promoção e o Desenvolvimento da América latina – com as intervenções especiais de Carlos Malamud (do Instituto Elcano de Madrid), de Darc Costa (Presidente da Federação das Câmaras de Comercio da América do Sul), Mário Vilalva (Embaixador do Brasil em Portugal) e Fernando Garcia Casas (Director de Gabinete do Secretário-geral Ibero-Americano).


26 de Setembro de 2011
Conferência de lançamento do Anuário JANUS 2011-2012, com o tema "PORTUGAL NUM MUNDO EM MUDANÇA".


5 de Junho de 2011
Jornadas Científicas envolvendo todos os Investigadores do OBSERVARE e alguns Investigadores convidados, para discussão das Linhas de Investigação e dos “Working Papers” preparatórios das comunicações a apresentar ao I.º Congresso Internacional do OBSERVARE.


30 de Março de 2011
Mesa Redonda sobre “A EUROPA E AS TURBULÊNCIAS DO MUNDO ÁRABE: QUE FAZER?”, com a participação de numerosos especialistas. 


28 de Março de 2011
Conferência “MÉXICO CONTEMPORÃNEO”, com intervenções de diversos diplomatas mexicanos e analistas portugueses, sobre as actuais realidades do México e as relações de Portugal com esse país. 


6 de Dezembro de 2010
Acto público de apresentação da revista científica online JANUS.NET, e-journal of International Relations.


11 de Outubro de 2010
Conferência "BOLÍVAR, 200 ANOS DEPOIS", em colaboração com o IPDAL e a participação do Embaixador do Panamá, do Director de Gabinete da SEGIB e do escritor mexicano Jorge Luis Volpi Escalante.


8 de Julho de 2010

Mesa Redonda sobre “UMA NOVA POLÍTICA EXTERNA PARA PORTUGAL?”, com a participação do Dr. Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, de diversos especialistas convidados e dos Investigadores do OBSERVARE. Como base de discussão adoptaram-se dois textos: a entrevista do Ministro Luís Amado ao jornal PÚBLICO em 3 de Janeiro de 2010 e o artigo do General Loureiro dos Santos publicado no mesmo jornal em 21 de Maio.

8 de Junho de 2010
Mesa Redonda sobre “A NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR”, com a participação de numerosos especialistas convidados.

27 de Maio de 2010
Mesa Redonda "A AMÉRICA LATINA FRENTE AO ESPELHO DA SUA INTEGRAÇÃO (1810-2010)", orientada por Arturo Oropeza Garcia catedrático da Universidade do México.


27 de Abril de 2010

Conferência “A VOZ DO CHILE: ARTE, LITERATURA E TRANSFORMAÇÕES NO CHILE DE HOJE”, em parceria com o IPDAL – Instituto para a Promoção e o Desenvolvimento da América Latina e a Embaixada da República do Chile. 


30 de Março de 2010

Conferência pelo lançamento do JANUS 2010, com o tema principal “MEIO SÉCULO DE INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS”.

25 de Fevereiro de 2010
Conferência para Inauguração do ESPAÇO DE REFLEXÃO PROFESSOR JUAN BOSCH, em parceria com o IPDAL – Instituto para a Promoção e o Desenvolvimento da América Latina – e a Embaixada da República Dominicana em Portugal.

17 de Dezembro de 2009
Mesa Redonda sobre “AS RELAÇÕES UE-RÚSSIA”, com a participação de Investigadores de outras Universidades portuguesas (UNL, CES/FEUC de Coimbra) e de diversos especialistas convidados.


2 de Novembro de 2009

Conferência comemorativa do 20.º ANIVERSÁRIO DA QUEDA DO MURO DE BERLIM co-organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela representação em Portugal da Comissão Europeia e pela UAL.


14 de Outubro de 2009

Conferência "PORTUGAL E A COMUNIDADE IBERO-AMERICANA DE NAÇÕES", em parceria com o IPDAL e com a participação de Embaixadores e especialistas em assuntos latino-americanos, com relevo para Enrique Iglesias e Celestino del Arenal.

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal