Patrícia Galvão Teles

Patrícia Galvão Teles


Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre e Doutora em Direito Internacional pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales, Genebra, Suíça.

 

Actualmente é Conselheira Jurídica na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

 

Na UAL é investigadora do Observare e membro do seu Conselho Científico; responsável pela unidade curricular do Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra “A guerra justa: do direito das gentes ao direito internacional contemporâneo” (em conjunto com o Mestre Mateus Kowalski); membro da equipa de investigadores do projecto “Justiça Penal Internacional” da linha de investigação do Observare “O indivíduo e o Direito Internacional”; e membro do Conselho Editorial e referee da Revista JANUS.NET, e-journal of International Relations.

 

Para além da actividade docente na UAL nos Departamentos de Relações Internacionais e Direito, foi docente no Mestrado “Novas Fronteiras do Direito” no ISCTE, no Curso de Promoção a Oficial Superior da Força Aérea e no Curso de Estado-Maior Conjunto do Instituto de Estudos Superiores Militares. Tem sido orientadora de várias dissertações de Mestrado e membro de júri de teses de Mestrado e Doutoramento. É palestrante regular em várias universidades e outras instituições públicas e privadas portuguesas e tem também realizado actividades de formação no estrangeiro. Será Directora de Estudos da secção inglesa durante a sessão de 2013 do Curso de Direito Internacional Público da Academia de Haia de Direito Internacional, na Holanda.

 

É autora de várias publicações sobre temas relacionados com o Direito Internacional, Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, Nações Unidas e União Europeia.

 

Foi durante vários anos consultora jurídica no Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, nessa capacidade, representou Portugal em diversos fóruns internacionais como a União Europeia, Conselho da Europa, Nações Unidas e Tribunal Penal Internacional. Integrou também a delegação portuguesa em casos perante o Tribunal Internacional de Justiça (Sérvia e Montenegro c. Portugal e Portugal c. Austrália), na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas e a Missão de Observação Portuguesa ao Processo Eleitoral em Timor-Leste.

 

Foi adjunta do Secretário de Estado da Defesa no Ministério da Defesa Nacional. É membro do Comité para o Concurso Jean-Pictet – Formação e Simulação em Direito Internacional Humanitário.

 

Possui experiência de consultoria para sociedades de advogados portuguesas e organizações internacionais.

 

 

Publicações:

 

Teles, Patrícia Galvão (2012), “As relações entre a ordem jurídica internacional e a ordem jurídica europeia/comunitária: o caso das sanções/medidas restritivas” in Estudos em Homenagem a Miguel Galvão Teles – Vol. I. Coimbra: Almedina.

 

Teles, Patrícia Galvão (2012), “Comentário ao Artigo 24º do Tratado de Funcionamento da União Europeia (Iniciativa de Cidadania) ” in M. Lopes Porto e G. Anastácio, Tratado de Lisboa – Anotado e Comentado. Coimbra: Almedina.

 

Teles, Patrícia Galvão (2009), “A Aliança das Civilizações: a sua criação” in Anuário Janus 2009. Lisboa: Observatório de Relações Exteriores e Jornal Público.

 

Teles, Patrícia Galvão (2008). “Globalização e novas fronteiras do Direito Internacional” in M. E. Gonçalves e P. Guibentif, Novos Territórios do Direito – Europeização, Globalização e Transformação da Regulação Jurídica. Estoril: Principia. 2008

 

Teles, Patrícia Galvão (2008). “O fim do projecto constitucional e a pausa para reflexão” e (com C. Albuquerque) “Multinacionais e Direitos Humanos”, Janus 2008

 

 

 

Página web: http://observare.ual.pt

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal