01mar crime org migracoes mobilidade 1

CICLO DE SEMINÁRIOS: ESPAÇO EURO-MEDITERRÂNICO – SEGURANÇA E CONFLITUALIDADE

A instabilidade e a conflitualidade no Norte de África e no Médio Oriente colocam em causa múltiplas premissas nas quais assentam a paz, a segurança e a estabilidade da Europa (e do mundo). Associados a este contexto, há um conjunto de fenómenos que estão a alterar progressivamente as nossas dinâmicas sociais e políticas, como a mobilidade humana e as migrações. Com isto, o Espaço Euro-Mediterrânico tornou-se um cemitério e um ponto de passagem explorado pela criminalidade organizada. O segundo seminário do ciclo “Espaço Euro-Mediterrânico – Segurança e Conflitualidade” analisa esta questão.

Tema: “Criminalidade Organizada, Migrações e Mobilidade do Espaço Euro-Mediterrânico”

Conferencistas: Dr. João Paulo Ventura (PJ - Unidade Nacional de Contra-Terrorismo)
e Prof. Doutor Miguel Santos Neves (OBSERVARE - UAL)

Moderação: Prof. Doutor Luís Moita (Directo do Dep. de Relações Internacionais da UAL)

Local: Universidade Autónoma de Lisboa – Auditório 3

Data: 1 de Março de 2017 – 18h30

 

 

logo fct

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO

Caros/as potenciais interessados/as,
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento. Ver instruções, destinatários e eligibilidade neste link.
O centro de investigação OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores está disponível a ser a unidade de investigação de acolhimento para interessados/as em submeter proposta nas suas linhas de investigação de: Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra; Espaços Económicos e Gestão de Recursos, e; Povos e Estados – construções e interacções.
Os/as interessados/as devem submeter o CV e a proposta segundo o modelo FCT previamente para o OBSERVARE até ao dia 19 de Março de 2017 para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
O Prof. Ricardo Sousa (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) poderá esclarecer aspectos relacionados com o processo e propostas.
A data final de submissão de candidaturas na FCT é 31 de Março de 2017.

 

 

19jan seminario espaco euromediterranico

 

CICLO DE SEMINÁRIOS: ESPAÇO EURO-MEDITERRÂNICO – SEGURANÇA E CONFLITUALIDADE

A ideia de espaço euro-mediterrânico como região ainda é conceptualmente discutível, não obstante a sua extrema importância geopolítica e geoestratégica. Esse reconhecimento há muito que assumiu formas de cooperação e dependências. Mas, duas décadas depois da Declaração de Barcelona, os contextos alteraram e cresceu a vulnerabilidade estratégica deste espaço. A volatilidade no flanco sul deste espaço poderá pôr em causa algumas premissas nas quais assentam a paz e a estabilidade regional, e sobre elas as políticas de vizinhança. Por isso, torna-se premente analisar as causas e consequências destas alterações em curso.

Tema: “Dinâmicas do Poder Político – o Pós-Primaveras Árabes”

Conferencistas: Prof. Doutor Bruno Cardoso Reis (Instituto da Defesa Nacional) e

Prof. Doutor Francesco Vacchiano (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa)

Moderação: Prof. Doutor Felipe Pathé Duarte (OBSERVARE)

Local: Universidade Autónoma de Lisboa – Sala 28

Data: 19 de Janeiro de 2017 – 18h30

 

 

nacoes unidas

 

SEMINÁRIO ABERTO

A professora da UAL e investigadora do OBSERVARE Patrícia Galvão Teles realiza um seminário aberto sobre o tema "Os processos de eleição em candidaturas nacionais e o Soft Power na Nações Unidas".
Patrícia Galvão Teles foi eleita para a Comissão do Direito Internacional das Nações Unidas no dia 3 de Novembro de 2016 (notícia).
O seminário decorre na sala 28 (a confirmar) da UAL no dia 5 de Janeiro de 2017 entre as 18.30 e as 20.00 horas.

 

 

CarlosBranco livro 

 

SEMINÁRIO ABERTO

O Major-General Carlos Branco apresenta o seu livro "A GUERRA NOS BALCÃS Jihadismo, Geopolítica e Desinformação – Vivências de um Oficial do Exército Português no Serviço da ONU." (edições Colibri). O Major-General Carlos Branco é um investigador do OBSERVARE e a sua apresentação decorre no dia 9 de Dezembro de 2016 pelas 18.30 no auditório 1 da UAL. Ver vídeo da apresentação aqui.

 

 

IMG 3556

 

CONFERÊNCIA "AMÉRICA LATINA EM TRANSIÇÃO"

No passado dia 17 de outubro decorreu no Auditório 1 da UAL a conferência "América Latina em Transição", desenvolvida pelo Departamento de Relações Internacionais / OBSERVARE. Em debate estiveram vários temas como, o Não ao referendo sobre o Acordo de Paz na Colômbia, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o problema “histórico” da corrupção na região, e o impacto dos preços das commodities no crescimento económico da América Latina, entre outros assuntos de actualidade. A abertura, comentários e moderação da conferência ficou a cargo de Nancy Gomes, professora no Departamento de Relações Internacionais da Autónoma. Os especialistas convidados para o primeiro painel foram Raquel Patrício (ISCSP / Universidade de Lisboa), Roberta Stumpf (Universidade Nova de Lisboa), e João do Vale de Sousa (doutorando no ISCTE). O segundo painel contou com as intervenções de Andrés Malamud (ICS / Universidade de Lisboa), Mario Gómes (ISEG), e ainda o professor Filipe Vasconcelos Romão, do Departamento de Relações Internacionais da Autónoma. O UALMedia disponibiliza alguns excertos das comunicações dos conferencistas aqui.

 

 

noticia1 janusnet

 

JANUS.NET, UMA REVISTA DE PRESTÍGIO

A revista JANUS.NET, e-journal of International Relations está pela primeira vez listada no ranking international de 2015 de revistas académicas da SCImago. A JANUS.NET é a única revista portuguesa listada na categoria de Direito e uma das duas revistas portuguesas listadas na categoria de Ciência Política e Relações Internacionais. A revista está classificada no quarto quartil com um indicador SJR de 0,101. O indicador mede a influência cientifica da revista contabilizando o número de citações e o prestígio da revista. Esta é uma importante concretização, fruto de um trabalho consistente e continuado iniciado em 2010 com a publicação do primeiro número. Este sucesso aumenta a determinação da equipa e colaboradores da JANUS.NET e OBSERVARE em continuar a aumentar a internacionalização e influência da revista.

 

noticia2 ciencia2016

noticia2 ciencia2016 1noticia2 ciencia2016 2

 

ENCONTRO COM A CIÊNCIA EM LISBOA

Nos dias 4, 5 e 6 de Julho de 2016 realiza-se o Ciência 2016 - encontro anual com a ciência e tecnologia em Portugal. O OBSERVARE/UAL é representado por Luís Moita com uma apresentação intitulada “Cidades como nós da Globalização”, integrada na sessão temática 9 dedicada ao tema “Portugal e os Desafios da Globalização” que ocorre no dia 6 de Julho pelas 15.30h. Esta sessão conta com apresentações de Clara Carvalho (Centro de Estudos Internacionais, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL), Manuel Correia (ISA, Universidade de Lisboa), José Silva Horta e Carlos Almeida (Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e é moderada por Ricardo Sousa (OBSERVARE, Universidade Autónoma de Lisboa). O doutorando da UAL José Paulo Feijó apresenta um poster sobre a sua investigação. O encontro realiza-se no Centro de Congressos de Lisboa e tem entrada livre necessitando de registo prévio no site.

 

 

noticia3 jornadasobservare

 

JORNADAS CIENTÍFICAS OBSERVARE

No dia 20 de Junho, têm lugar as  'Jornadas Científicas do OBSERVARE'. O evento conta com a apresentação do Professor e Investigador Lucas G. Freire sobre a diplomacia no Médio Oriente em 2000 aC. Os investigadores Patrícia Galvão Teles, Sofia José Santos, Luís Valença Pinto, Ricardo Sousa e Carlos Branco apresentam os projetos em curso que integram no OBSERVARE. Saber mais.

 

 

 

noticia4 iafor

 

IAFOR INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE CITY 2016

A investigadora do OBSERVARE Sofia José Santos apresenta na IAFOR International Conference on the City 2016, dia 17 de Julho, em Barcelona, a comunicação "The Specificities of Lisbon as an International (City) ACtor", um paper que conta também como autores Luís Moita, Brígida Rocha Brito, Célia Quintas e Maria João Mortágua e que apresenta os primeiros resultados do projecto do OBSERVARE "Cidades e regiões: A paradiplomacia em Portugal". Saber mais 

 

 

noticia5 sapienza

 

DYNAMICS AND POLICIES OF PREJUDICE FROM THE EIGHTEENTH TO THE TWENTY-FIRST CENTURY

Nos dias 23 e 24 de Junho, os investigadores do OBSERVARE Felipe Pathé Duarte e Evanthia Balla apresentam as comunicações “Cybercommunication as a Jihadi Strategic Tool” e “Europe’s prejudices and security threats”, respetivamente, na conferência intitulada “Dynamics and Policies of Prejudice from the Eighteenth to the twenty-first century” na Universidade Sapienza, em Roma. Saber mais.

 

 

noticia6 ce16al

 

8º CONGRESSO EUROPEU DE INVESTIGAÇÕES SOCIAIS EM SALAMANCA

O paper “Portugal no período 1974-1978: a influência cubana e a América latina como nova orientação na política externa portuguesa”, do qual a investigadora do OBSERVARE Nancy Gomes é co-autora, é apresentado no 8º Congresso Europeu de Investigações Sociais sobre América Latina, que tem lugar entre 28 de Junho e 1 de Julho em Salamanca. O paper conta também com a co-autoria de Isabel Costa Leite da Universidade Fernando Pessoa (Porto). Saber mais

 

 


Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia

2.ª Edição, 2016/2017 (+ info)

 

Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais

10.ª Edição, 2016/2017 (+ info)

 

Mestrado em Relações Internacionais

4.ª Edição, 2016/2017 (+ info)

 

Pós-Graduação em Relações Internacionais da Ásia Contemporânea
Iniciativa da UAL e do IDN em parceria com a Fundação Oriente e diversas Embaixadas

1.ª Edição, 2016/2017 (+ info)

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal