Normas de publicação

A elaboração de artigos para a revista JANUS.NET, e-journal of International Relations subordina-se aos padrões científicos internacionais, de acordo com as seguintes condições:

1. A revista JANUS.NET tem edição exclusiva online, em regime de acesso livre, a sua periodicidade é semestral e publica-se em Maio e Novembro de cada ano. A revista não cobra quaisquer taxas, o que incluí não cobrar pelo processo, publicação ou acesso aos artigos.

2. Os artigos submetidos para publicação têm de ser originais, comprometendo-se os seus autores a não os candidatarem em simultâneo a outra publicação.

3. Embora o OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores – detenha os direitos de autor sobre o conjunto da publicação, cada autor tem o copyright do seu próprio texto, comprometendo-se porém a autorizar a difusão do mesmo através de redes de indexação de revistas científicas; no caso de o republicar mais tarde noutro local, agradece-se a referência à publicação em JANUS.NET, e-journal of International Relations. A JANUS.NET publica de acordo com a licença da Creative Commons 4.0 International (CC BY 4.0).

4. Os artigos enviados para submissão devem ser remetidos à Direcção Editorial em suporte electrónico para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., em ficheiro anexo, acompanhados de um Curriculum Vitæ resumido do(s) autor(es).

5. Em ficheiro separado deve ser entregue uma ficha contendo a identificação do(s) autor(es), respectiva afiliação, local e País, bem como do(s) e-mail(s) de contacto.

6. Os textos podem ser apresentados em português, inglês, francês, espanhol ou italiano e serão sempre publicados em duas línguas, a original e o inglês (ou o inglês e o português), sendo a tradução da responsabilidade da Direcção Editorial.

7. Os artigos propostos são submetidos a um processo de arbitragem científica por avaliação anónima (blind referee) por especialistas (peer-review) na área respectiva indicados pela Direcção Editorial. Este processo será normalmente moroso, pelo que se sugere grande antecedência no envio dos originais.

8. São pedidos pareceres a dois revisores científicos diferentes, os quais podem aprovar o artigo ou sugerir alterações ao texto ou desaconselhar a sua publicação. No caso de os pareceres não estarem de acordo entre si, pode ser pedido um terceiro parecer. Uma vez assegurada a qualidade científica do artigo, a decisão quanto à oportunidade de publicação compete à Direcção Editorial, sendo a mesma comunicada ao(s) autor(es), com a respectiva fundamentação.

9. A linguagem de base para o envio dos ficheiros originais é ".doc".

10. O limite máximo aconselhado para cada artigo é de 6.000 palavras (indicativo), incluindo notas e bibliografia.

11. As imagens (esquemas, mapas, tabelas e gráficos) deverão conter uma legenda, ser numeradas de forma contínua e ter fonte referenciada; por outro lado, a iconografia e a infografia deve ser da responsabilidade do(s) autor(es), devendo cumprir os requisitos do copyright e da propriedade intelectual.

12. Os textos devem ser acompanhados de cinco palavras-chave e de um resumo na língua original do texto. O resumo deverá ter um limite máximo 2.000 caracteres, incluindo espaços.

13. As citações textuais deverão ser colocadas entre aspas e as referências bibliográficas integradas no texto, de acordo com o sistema de Harvard “apelido, data: página” (Tribe, 1990: 46).

14. Sempre que se justifique, sem prejuízo da sua inclusão no documento em ".doc", os ficheiros originais dos quadros e figuras devem ser enviados em separado, em formato JPEG, GIF ou XLS.

15. As notas de pé de página deverão ser numeradas, sem parênteses, de forma contínua, do princípio ao fim do artigo.

16. As referências bibliográficas completas não deverão ultrapassar as trinta, devendo ser apresentadas por ordem alfabética no final do artigo, seguindo o Sistema de Harvard:

Livros
Apelido, Nome (data). Título do livro. Local de Publicação: Editor.

Capítulos de Livros
Apelido, Nome (data). «Título do capítulo». In Nome e Apelido (ed), Título do livro. Local de Publicação: Editor, páginas.

Artigos de Publicações Periódicas
Apelido, Nome (data). «Título do artigo». Título do periódico. Volume (n.º): páginas.

Actas de Encontros Científicos
Apelido, Nome (data). Título da comunicação. In Título da publicação. Local de Publicação: Editor.

Sites na Internet
Apelido, Nome (data). Título do artigo. In Título do periódico [Em linha]. Volume, ano.
[Consult. em ...]. Disponível em URL.

Legislação
Decreto Lei n.º... de... (data). Diário da República n.º... - ... Série. Local.

17. Além dos artigos científicos, a revista JANUS.NET, e-journal of International Relations inclui ainda habitualmente uma secção de textos mais curtos, designada “Notas e Reflexões”, e uma secção de recensões bibliográficas.

18. Os textos para “Notas e Reflexões” devem ter uma dimensão aproximada de 3.000 palavras e as recensões devem ter um máximo de 2.500 palavras, identificando de forma completa a publicação.