PORQUE É IMPORTANTE UMA PERSPETIVA REGIONAL QUANDO ANALISAMOS CONFLITOS CIVIS NO MÉDIO ORIENTE E NO NORTE DE ÁFRICA?


Texto completo PDF | HTML

Samer Hamati

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutorado em Economia, Faculdade de Economia e Gestão, Universidade do Minho (Portugal). Foi Investigador Visitante no Departamento de Estudos Políticos e Económicos da Universidade de Helsínquia. É especialista em reconstrução de capital social na Síria, Training and Research Institute da Roménia. Investigador Sénior de Pobreza e Desigualdade num projeto do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas de Estabelecimento do Fundo Nacional de Assistência Social na Síria, Projetos do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Damasco, Síria. Consultor externo da definição da Estratégia de Segurança Alimentar da Síria, National Agricultural Policy Center, Síria. Recebeu os parabéns aprovados por unanimidade do Parlamento Português por ser o primeiro aluno sírio a obter o doutoramento em Portugal. Tem experiência de trabalho voluntário.

Resumo


Investigar as diferentes variáveis políticas e sociais no Médio Oriente e Norte da África (MENA) está a ser alvo de mais atenção por parte dos cientistas sociais, particularmente nos institutos de paz e conflito. Isto deve-se à singularidade da região e aos violentos conflitos que testemunhou nas últimas décadas. Esses conflitos tornam-se interestatais, mas transitórios, daí a sua transferência para conflitos civis internacionais com grandes externalidades que extravasam as fronteiras da região. Esses conflitos mostram a elevada ligação entre os países MENA e, recentemente, a Primavera Árabe demonstrou o 'efeito contágio' das revoltas na região. Seguindo uma abordagem multidisciplinar, esta nota de investigação é uma tentativa de explicar a importância do estudo dos conflitos MENA a partir de uma perspetiva regional e apresentar os fatores que comprovam os efeitos do contágio. Esperamos que, ao ler esta nota, o leitor entenda suficientemente os aspetos regionais dos conflitos MENA.



Palavras-chave


MENA; efeito de contágio; conflitos civis



Como citar este artigo


Hamati, Samer (2019). "Porque é importante uma perspetiva regional quando analisamos conflitos civis no Médio Oriente e no Norte de África?". JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 10, N.º 2, Novembro 2019-Abril 2020. Consultado [online] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.10.2.6



Artigo recebido em 2 de Junho de 2019 e aceite para publicação em 18 de Setembro de 2019