< Voltar

 

O FATOR DE IMPACTO COMO LEGITIMADOR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO. UMA REVISÃO DA LITERATURA


Texto completo PDF

Tiago Lima Quintanilha

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (Portugal) e bolseiro de doutoramento FCT. Actua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em ciências da comunicação, ciência aberta e estudos de Jornalismo. Foi gestor de uma revista científica internacional, de 2009 a 2016. Frequenta o terceiro ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL. Recebeu dois prémios de mérito académico. É autor e coautor de três livros, 12 capítulos de livros, dez artigos em revistas académicas internacionais e nacionais, e mais de 60 relatórios de pesquisa nas áreas dos media e comunicação. Colaborou com o Observatório da Comunicação, com o SOCIUS, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG-UL, com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social e com o Reuters Institute for the Study of Journalism no projecto Digital News Report Portugal (2015 & 2016).

Gustavo Cardoso

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professor catedrático no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal). Investigador integrado no CIES-IUL, investigador associado no Le collège d´etudes mondiales. Editor da revista OBS*Observatorio.



Resumo


O fator de impacto (IF) é hoje valorizado pelos investigadores e cientistas nos seus processos e estratégias de publicação, para fazer face às lógicas de recompensa académica definidoras das progressões de carreiras e alocação de fundos para investigação. Através da revisão de literatura, pretendemos neste texto explorar os diferentes limites ou alcances definidos pela comunidade académica para o fator de impacto, percebendo de igual forma em que sentido se processa a discussão e as características definidoras de um estado da arte que aponta critérios ambíguos inerentes ao fator de impacto instituído como o atual legitimador do conhecimento científico produzido.



Palavras chave


Fator de impacto; legitimação; produção de conhecimento científico; métricas de citação



Como citar este artigo


Quintanilha, Tiago Lima, Cardoso, Gustavo (2018). "O fator de impacto como legitimador do conhecimento científico produzido. Uma revisão da literatura". JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 9, N.º 2, Novembro 2018-Abril 2019. Consultado [online] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.9.2.3



Artigo recebido em 2 de Fevereiro de 2018 e aceite para publicação em 13 de Outubro de 2018