A IMPORTÂNCIA DO CONTRIBUTO DE POLANYI: UMA INTERPRETAÇÃO DA NEOLIBERALIZAÇÃO E DA COMODIFICAÇÃO DA NATUREZA


Texto completo PDF

Giulia Iannuzzi
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutoranda em Estudos sobre a Globalização (FCSH-UNL, Portugal) e investigadora do CENSE- Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (FCT-UNL). É mestre em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Florença onde se licenciou em Estudos Internacionais. Tem uma pós-graduação em Cidades Sustentáveis (FCT-UNL). Como investigadora tem colaborado em projetos europeus na área das políticas de ambiente e green economy e tem vindo a desenvolver investigação sobre instrumentos políticos nacionais e internacionais e modelos de co-governance para a conservação da natureza.



Resumo


A análise e as contribuições de Polanyi voltaram à discussão devido ao rápido aparecimento de instrumentos baseados no mercado destinados a combater a degradação ambiental. Polanyi é uma referência crucial nos debates atuais sobre globalização e economia política internacional. Este artigo procura explorar e discutir como a sua perspetiva e os conceitos sobre os quais o seu trabalho assenta nos podem ajudar a interpretar o processo atual de neoliberalização e comodificação da natureza.



Palavras-chave


Polanyi, ambiente, comodificação da natureza



Como citar este artigo


DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.9.1.3



Artigo recebido em 10 de Abril de 2017 e aceite para publicação em 18 de September de 2017