MEDIA, DIVERSIDADE E GLOBALIZAÇÃO NA ERA DIGITAL


Texto completo PDF

Francisco Rui Cádima
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA, Portugal). Investigador Responsável do CIC.Digital - Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital. Coordenador do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação e membro do Conselho Científico da FCSH/NOVA.



Resumo


As questões da diversidade cultural e da pluralidade das vozes no atual ambiente digital global, estão a levantar novos problemas, para além dos já identificados no contexto de migração do campo dos média clássicos para a galáxia da Internet. Se, com os media tradicionais, imperou uma lógica de fechamento sobre o “mesmo”, com o digital acreditou-se, num primeiro momento, na “apoteose do sonho da diversidade” (Curran, 2008). Mas a verdade é que a eliminação dos antigos filtros de seleção e distribuição da informação não parece estar a acontecer. O novo “gatekeeping” contorna a própria intervenção humana, sendo que os atuais sistemas de disseminação da informação têm base algorítmica e intervenção de inteligência artificial e de “robots”, enviesando, desde logo, o acesso às matérias noticiosas, e reduzindo o espaço da diversidade cultural ou censurando mesmo a pluralidade das vozes e das expressões culturais.



Palavras-chave


Media, Cultura, Diversidade, Globalização, Digital



Como citar este artigo

 

 DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.8.2.7 



Artigo recebido em 1 de Junho de 2017 e aceite para publicação em 4 de Julho de 2017