ABORDAGENS PACIFISTAS À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: UM PANORAMA SOBRE O PACIFISMO DE PRINCÍPIOS


Texto completo PDF

Gilberto Carvalho de Oliveira
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Doutor em Relações Internacionais - Política internacional e Resolução de Conflitos, Universidade de Coimbra. Seus interesses de investigação concentram-se na área dos Estudos da Paz e Estudos Críticos de Segurança, com ênfase nos seguintes temas particulares: operações de paz, crítica à paz liberal, transformação de conflitos, economia política das “novas guerras”, ação estratégica não violenta, teoria da securitização, teoria crítica das relações internacionais, conflito civil na Somália.



Resumo


O artigo explora as abordagens pacifistas à resolução de conflitos dentro da sua vertente baseada em princípios, isto é, dentro da vertente que justifica a norma pacifista com base no sistema de crenças dos atores (princípios espirituais e éticos). Nesse sentido, o artigo faz um breve panorama da história das principais tradições que moldam o debate sobre o pacifismo e a não-violência, destacando, em seguida, as referências centrais do pacifismo de princípios (Mahatma Ghandi e Martin Luther King), bem como as suas principais técnicas e métodos de resolução de conflitos.



Palavras-chave


Não-violência; Pacifismo de princípios; Resolução de conflitos; satyagraha; Tensão criativa



Como citar este artigo


Oliveira, Gilberto Carvalho de (2017). "Abordagens pacifistas à resolução de conflitos: um panorama sobre o pacifismo de princípios". JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 8, N.º 1, Maio-Outubro 2017. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/3031



Artigo recebido em 20 de Dezembro de 2016 e aceite para publicação em 15 de Fevereiro de 2017