DISCURSO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA


Texto completo PDF

Luísa Godinho
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) e investigadora na área da Comunicação Política. Os seus interesses académicos situam-se nos campos do discurso, da comunicação digital e da abordagem computacional às Ciências Sociais. É doutorada em Ciências Económicas e Sociais pela Université de Genève, Suíça.



Resumo


No presente artigo, a relação entre os agentes internacionais é entendida como um processo comunicativo que tem no discurso o seu instrumento central, perspetiva que tem conhecido uma expansão assinalável, nas últimas décadas, no campo das Relações Internacionais. Esta profusão tem, no entanto, sido acompanhada por frequentes apelos a uma maior clarificação metodológica nos trabalhos académicos realizados. O presente artigo visa dar um contributo neste sentido, fornecendo uma visão integrada das abordagens discursivas no campo das Relações Internacionais e apresentando um quadro atualizado da teoria do contexto.



Palavras-chave


Linguagem; Discurso; Construtivismo; Contexto; Metodologia.



Como citar este artigo


Godinho, Luísa (2016). "Discurso e Relações Internacionais: uma abordagem teórico-metodológica". JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 7, N.º 2, Novembro 2016-Abril 2017. Consultado [online] em data da última consulta, observare.ual.pt/janus.net/pt_vol7_n2_art1 (http://hdl.handle.net/11144/2780)



Artigo recebido em 5 de Julho de 2016 e aceite para publicação em 25 de Setembro de 2016