I Congresso logo

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE

Universidade Autónoma de Lisboa
16-17-18 de Novembro de 2011
(na Sede da UAL e na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian)

A maior realização pública, de natureza científica, da unidade de investigação em Relações Internacionais, OBSERVARE, da Universidade Autónoma de Lisboa, foi o seu primeiro Congresso Internacional nas datas e locais acima referidos.
 
Importante momento de confluência de especialistas portugueses e estrangeiros em Relações Internacionais, o Congresso esteve centrado no tema “As tendências internacionais e a posição de Portugal”. Além dos investigadores do próprio OBSERVARE e de docentes da UAL, participaram numerosos investigadores de outros centros universitários, designadamente aqueles com quem se estabeleceu uma parceria própria para o efeito: a Fundação Carolina de Madrid, o NOREF de Oslo, o NICPRI da Universidade do Minho, o IPRI da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Estudos Superiores Militares, o Instituto de Defesa Nacional, o Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, a Rede Portuguesa de Estudos de Segurança e o Observatório Género e Violência Armada do CES da Universidade de Coimbra.
 
Como se pode ver pelo programa pormenorizado, o Congresso desenrolou-se em dois tempos: Conferências e debates em sessões plenárias e comunicações científicas apresentadas em três secções: Geopolítica e segurança; Economia e ecologia; Questões sociais transnacionais.
 
Além desse programa pormenorizado e da lista dos participantes, fica ainda à disposição o conjunto de “papers” entretanto enviados pelos seus autores ou, pelo menos, os resumos das suas comunicações, sempre que os autores não nos mandaram os respectivos textos completos. Esse importante acervo constitui assim as Actas do Congresso, acessíveis a todos os interessados.