logo III observare ext PT1

ANTECIPAÇÃO DOS TRABALHOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE

A estrutura inicial do nosso Congresso previa quatro sessões plenárias (intervenções de conferencistas convidados) e oito sessões de painéis temáticos (com apresentação de comunicações científicas).

Posteriormente, o ex-Presidente da República Jorge Sampaio propôs uma nova sessão plenária para apresentação de um projecto de acolhimento de refugiados pelas instituições de ensino superior, no seguimento da anterior experiência com refugiados sírios. Dada a importância dessa causa, a UAL e o OBSERVARE acolheram calorosamente esta iniciativa.

Por outro lado, em resposta ao apelo de envio de resumos de comunicações, foram recebidas 130 propostas de comunicações científicas, obrigando a triplicar o número de sessões temáticas previstas. Tal facto representa não apenas o reconhecimento da importância deste evento, como sobretudo um avanço no caminho da internacionalização: os resumos vêm de 68 Universidades de 14 diferentes países.

A fim de assegurar que cada congressista disponha de 15 minutos para apresentar a sua comunicação, é indispensável antecipar os trabalhos do Congresso para a véspera, dia 17 de Maio de 2017, na sede da Universidade Autónoma de Lisboa, Rua de Santa Marta 56.

Em breve estará disponível a informação completa do novo programa de trabalhos.

Pela terceira vez, o OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores – unidade de investigação da Universidade Autónoma de Lisboa, convoca um Congresso Internacional a realizar nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2017, nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian.

O título escolhido para os trabalhos – Para além das fronteiras. Pessoas, espaços, ideias – quer significar, logo à partida, a intenção de privilegiar uma abordagem transversal das relações internacionais, analisando a essa luz importantes questões da actualidade.

Como habitualmente, também este Congresso será um ponto de encontro entre diversas comunidades científicas portuguesas e estrangeiras, com as quais a UAL e o OBSERVARE há muito trabalham em úteis parcerias, tanto na esfera da formação, como na da investigação científica.

O Congresso, cujas línguas de trabalho são o português e o inglês, estrutura-se em sessões plenárias (com intervenções de conferencistas convidados) e painéis temáticos (para onde convergem numerosas comunicações [*], mas também resultados de diferentes projectos de investigação desenvolvidos pelo OBSERVARE).

 São estes os temas dos oito painéis:

  • O indivíduo como actor da vida internacional
  • Tendências demográficas e relações internacionais
  • Grandes movimentos de populações
  • Espaços económicos e espaços de segurança
  • Cidades e Regiões e processos de internacionalização
  • Fim das ideologias? Seu impacto nas relações internacionais
  • Educação para a cidadania global
  • A questão dos “Global commons” e as novas dimensões dos espaços

Desde já se pode dizer: bem-vindos os congressistas!

Informação importante sobre alojamento: Infelizmente não nos é possível recomendar nenhum hotel em particular devido ao facto de haver pouca disponibilidade de hotéis em Lisboa nas datas do congresso. Assim, sugerimos vivamente que todos os participantes façam as suas reservas com a maior brevidade.

[*]Os abstracts das comunicações foram enviados de acordo com as normas até 31 de Janeiro de 2017. Para qualquer esclarecimento, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.